• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 06/01/2022

Coluna – QUINTA-FEIRA

TRISTE FIM

Catanduva está vivenciando mais um triste fim de um supermercado na cidade. Desta vez é a unidade do Extra, localizada no Garden Catanduva Shopping. Meses atrás divulgamos a compra da rede Extra, pertencente ao grupo Pão de Açúcar, pelo grupo Assaí Atacadista. O supermercado encerraria suas atividades até o fim de 2021 para dar espaço ao novo comprador. Ocorre que o grupo Assaí não teve interesse em manter a loja aberta em nossa cidade.

SEM EMPREGO

Cerca de 60 famílias serão atingidas pelo desemprego, com o fechamento do Extra Catanduva e também da Drogaria que leva o mesmo nome. Em conversa com alguns funcionários, os mesmos relataram que tomaram conhecimento do fechamento através da colocação de uma faixa, na semana passada, informando aos clientes que o local seria fechado no dia 7, amanhã. “Isto é, se até na sexta-feira ainda houver mercadoria para vender”, disse uma funcionária.


PRATELEIRAS VAZIAS

Durante esta semana, a sobra de estoque dos produtos está sendo vendida. Muitos com preços em oferta, abaixo do praticado pela rede, outros com preços iguais aos supermercados da cidade. Ao andar pelo local, muitos setores já estão com prateleiras vazias ou com fitas amarelas, sinalizando o não funcionamento de setores como açougue, peixaria e padaria. Consumidores ainda comparecem ao local na esperança de realizar boas compras e encontrar os produtos com preços compensadores.


STOC E CHAMPION

O local onde se encontra o Extra já foi, na abertura do Garden Shopping, em 1989, as Lojas Americanas (que era um supermercado), na época, atingindo o recorde de vendas de inauguração de uma loja da rede. Depois se transformou em Stoc e, em seguida, Champion Supermercados.


LEMBRANÇAS - I

O Supermercados Maranhão, rede local que era muito querida pelos catanduvenses, também agonizou no seu final, quando em 2018 foi decretada a falência do grupo, que possuía três unidades na cidade. Em sua loja no Parque das Américas, clientes puderam testemunhar várias gôndolas e prateleiras vazias. O Grupo Maranhão foi considerado um dos maiores atacadistas do Brasil.


LEMBRANÇAS – II

Outra rede local que ganhou força nos anos 70 e 80 era o Curitiba Supermercados. Em 1999, permanecendo com 9 lojas, foi vendido para a rede Gimenes de Supermercados, de Sertãozinho. Conforme publicado na época pelo jornal Folha de São Paulo, o valor da transação ficou em torno de R$ 12 milhões. Em 2009, o Gimenes foi vendido para o grupo Ricoy.


REIS MAGOS

Hoje, a partir das 20 horas, na Estação Cultura, será realizada a festa da chegada dos Reis Magos - Festa de Reis. Vestidos com máscaras e roupas coloridas, eles fazem a representação de uma tradição da cultura popular brasileira. Na apresentação são utilizados viola, violão, sanfona, reco-reco, chocalho, cavaquinho, triângulo e pandeiro. A promoção é da Secretaria Municipal de Cultura e gratuita a toda população.

QUATRO POSTOS

Já foi divulgado nas páginas de O Regional, mas vale destacar novamente. Atualmente, a cidade está tendo quatro postos de vacinação. Além da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Pará, as equipes estão realizando o atendimento e aplicação das doses nos seguintes postos: UBS do Nova Catanduva, USF do Glória III, USF da Vila Sotto e USF do Solo Sagrado. Em todos os locais, o horário de atendimento está sendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.


HORÁRIO REDUZIDO

Mas a Secretaria de Saúde, além de fechar o sistema drive-thru do Recinto de Exposições, ainda realiza a 'poda' de horário. Será que o setor considera que todos os catanduvenses conseguem sair do trabalho, antes das 16 horas??? Parece que não pensaram no trabalhador, ou teriam deixado um posto de vacina até às 18 horas. Fica a dica. Pensem nisso!


CAVIAR

A paralisação que prejudica o País e sonega serviços públicos dos brasileiros que pagam por eles já foi batizada de “greve caviar” por envolver os mais bem pagos integrantes do funcionalismo, como aqueles que atuam na Receita Federal e no Banco Central, por exemplo. Quem atua nessas carreiras chega a receber, incluindo gratificações, auxílios e outros penduricalhos, R$ 37,8 mil mensais. E querem greve?


ESQUECIDO

Rodrigo Maia (DEM-RJ), secretário do governo Doria, caiu mesmo no esquecimento carioca depois de deixar a presidência da Câmara. Removido ao baixo clero, o deputado já não é consultado nem para opinar em assuntos da bancada fluminense.


VACINA NAS CRIANÇAS

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse ontem em sua primeira entrevista coletiva do ano, que o planejamento de vacinação de crianças contra a Covid-19 no Estado está pronto, para o público infantil, as crianças de 5 a 11 anos do estado. O governador disse que o Estado pretende levar a imunização para dentro das escolas. Anunciou, divulgou, fez oba-oba e só esqueceu de uma coisa: ainda não tem as vacinas. Um mero detalhe...

A FRASE

“Evite desencorajar-se: mantenha ocupações e faça do otimismo a maneira de viver. Isso restaura a fé em si.” (Lucille Ball (1911-1989) foi uma atriz norte-americana, estrela da série I Love Lucy)

13 visualizações0 comentário