• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 03/10/2021

Coluna – DOMINGO

DIA DO DENTISTA

Hoje, dia 3 de outubro, é comemorado o Dia do Dentista, aquele profissional que precisamos ir sempre, mas muitos fogem de abrir a boca e do barulho irritante da maquininha. A comemoração surgiu por causa da criação do primeiro curso de formação para odontólogos, no ano de 1840. Aos amigos e amigas dentistas, parabéns.

MAIS CONVIDADOS

O prefeito padre Osvaldo (PSDB) publicou na sexta-feira o decreto nº 8.147, que dispõe sobre a retomada das atividades da economia. Estendeu o outro decreto nº 8.134 até o dia 15 de outubro e alterou o artigo 3º permitindo reunião, no máximo, com 60 pessoas em residências, áreas de lazer, ranchos, edículas e chácaras. Sabe aquela festa que você ia convidar 80 pessoas? Pode cortar 20 nomes da lista de amigos e amigas, para estar dentro da lei.

PROLONGADO

Publicado com exclusividade aqui nas páginas de O Regional, o servidor municipal sorriu e ficou sabendo que poderá até marcar uma viagem para o final de outubro, pois haverá um super feriado prolongado. Através de decreto publicado no dia 1º, a Prefeitura vai transferir a comemoração do Dia do Servidor Público, de 28 para 29 de outubro (sexta-feira) e irá dar ponto facultativo no dia 1º de novembro (Dia de Todos os Santos), véspera do feriado de Finados, dia 2. Serão cinco dias de folgas seguidos. Ahhh, e tem mais: dia 11 de outubro, segunda-feira, também terá ponto facultativo para emendar com o feriado do dia 12. O jeito vai ser garantir o protetor solar e #partiu viagem...


FESTA

Uma informação não oficial (ainda) corre à boca pequena. A diretoria do Simcat – Sindicato dos Servidores Municipais de Catanduva -, está preparando uma festa para comemorar o Dia do Servidor Público, possivelmente na primeira semana de novembro. Ano passado, devido à pandemia, não houve a comemoração.


RELAÇÃO

O relacionamento entre moradores do bairro Pedro Nechar e a concessionária Energisa não está dos melhores. A demora em religar um pino (ou no popular, a banana) no poste do transformador causou revolta. Além de ficar em “meia-fase”, com risco de queimar aparelhos eletrodomésticos, a energia elétrica só voltou depois da meia-noite, de acordo com moradores.


OUTUBRO ROSA

Leitora entrando em contato com a Peneira, para elogiar as matérias que estão sendo publicadas relativas ao Outubro Rosa. Segundo ela, as informações estão sendo importantes para esclarecer dúvidas das mulheres e ampliar o horizonte do saber. Os aplausos vão para toda a equipe de O Regional.

VELÓRIO

Na sexta-feira, o prefeito padre Osvaldo (PSDB) se reuniu com representantes de funerárias da cidade para informar sobre a flexibilização do horário do velório, sendo permitido agora das 6h às 22h.

INTERVENÇÃO

Na reunião com as funerárias, foram solicitadas outras melhorias no Velório Municipal, como intervenção no trânsito para trazer segurança às pessoas que acompanham o cortejo fúnebre a partir da rua Cuiabá, onde há fluxo de veículos, principalmente nos horários de pico. Algo que não precisa ser um “gênio” para considerar quase inviável, pois a rua Cuiabá é uma importante via de fluxo do centro para os bairros, e lógico, quando ocorre o cortejo, os motoristas civilizados aguardam, por alguns instantes, a passagem.


LICITAÇÃO

Foi publicado no Diário Oficial, no último dia 30, o aviso de abertura de licitação, edital nº 005/2021, modalidade de convite, tipo menor preço global, para receber propostas para contratação de empresa especializada para prestação de serviços continuado de Controlador de Acesso e Fiscal de Piso, externo no pátio de estacionamento e interno nas dependências da Câmara Municipal. O edital pode ser retirado até dois dias antes da abertura dos envelopes, junto a Comissão Julgadora de Licitações. A abertura das propostas será no próximo dia 15.

NOVO VELHO PARTIDO

As cúpulas do DEM e do PSL decidiram que vão chamar de União Brasil o partido que resultará da fusão das legendas. Também foi escolhido um novo número para representá-lo nas urnas: 44. Ambas as decisões foram tomadas a partir de pesquisas qualitativas feitas pelos partidos. Mas muitos consideram que o nome é uma cotovelada no Aliança Brasil, partido pretendido pelo presidente Jair Bolsonaro.


MORO PRESIDENTE

O Podemos planeja para novembro a filiação do ex-ministro da Justiça Sérgio Moro e o lançamento oficial de sua candidatura a presidente da República. A ideia do partido é “fechar” com Moro, considerado um dos heróis da Lava Jato, antes que outro partido o alicie. O ex-juiz reside no exterior, mas, como seu nome aparece bem em pesquisas sobre presidenciáveis, ele resolveu pensar seriamente no assunto.


PARTIDO MODESTO

O Podemos tem hoje dez deputados federais, nove senadores e 99 prefeitos. Vai precisar formar alianças para aumentar o tempo de TV. Em Catanduva, o Podemos está sob o comando do médico Sinval Malheiros Pinto Jr., que é primeiro suplente do partido na Câmara Federal.


A FRASE

“Façamos da interrupção um caminho novo. Da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro!” (Fernando Sabino, escritor)

16 visualizações0 comentário