• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 03/07/2021 – Sábado


NOVA FROTA? Na manhã da última quinta-feira, a Prefeitura apresentou a nova frota de veículos destinada ao transporte agendado de pacientes. Ao todo, 14 novos carros entraram em circulação. Até aí tudo bem, tudo maravilhoso, mas tem um pequeno detalhe: a ação faz parte do novo aditamento de contrato de serviços à Atenção Básica de Saúde, firmado entre a Prefeitura de Catanduva e a Associação Mahatma Gandhi. O investimento mensal em aluguel dos carros gira em torno de R$ 70 mil. São veículos modelo Spin, zero quilômetro, com ar-condicionado.


LOCAÇÃO A divulgação da “nova frota”, induziu muitos catanduvenses a considerarem que a Prefeitura tenha adquirido os veículos. E não é isso. Na verdade, foram locados pela Associação Mahatma Gandhi, sendo citado que haverá uma economia com a manutenção destes carros, pois caso apresentem problemas, podem ser trocados, já que está sendo feito um aluguel do veículo. Mas fica a pergunta no ar: não seria mais interessante adquirir carros próprios, do que gastar mensalmente R$ 70 mil por mês na locação de veículos???


EXPLICAÇÃO Muitos internautas e leitores questionaram ontem, se a mudança da presidência do Conselho Municipal de Saúde estaria ligada ao prefeito ou ao pedido da saída do médico Ricardo Santaella Rosa, do Comitê Técnico. A resposta é simples: NADA A VER. Uma coisa é uma coisa e outra coisa, é outra coisa. O parecer e a escolha pela substituição foi única e exclusiva dos conselheiros da saúde, cujo processo foi iniciado por Fernando Veteri (do Sindicato da Saúde), atualmente ex-conselheiro municipal, solicitando a retirada do presidente.


ADVERSÁRIOS JUNTOS Na manhã da última quinta-feira, no pátio do Tiro de Guerra, o prefeito padre Osvaldo, na condição de diretor do Tiro de Guerra Catanduva, recepcionou o General de Divisão João Chalella Júnior, que é natural de Rio Preto e acaba de assumir o comando da 2ª Região Militar, na qual Catanduva está inserida. O evento também contou com a participação do empresário e ex-candidato a prefeito, Ricardo Rebelatto. E para surpresa geral, na hora do “diga Xis”, os adversários nas eleições do ano passado, saíram juntos na foto. Será que existe uma aproximação amigável, na busca de verbas com a bancada progressista?


“RECALL” DE VACINAS No dicionário, a palavra “recall” significa convocação por parte de fabricante ou distribuidor para que determinado produto lhe seja levado de volta para substituição ou reparo de possíveis ou reais defeitos. Isso ocorre muito na indústria automobilística, mas atualmente no Brasil, para espanto de muitos, teremos um “recall” de vacinas. Pelo menos 26 mil doses vencidas da vacina AstraZeneca foram aplicadas em diversos postos de saúde do país, o que compromete sua proteção contra a Covid-19. Os dados constam de registros oficiais do Ministério da Saúde e foram divulgados ontem à tarde pelos principais sites de notícias e programas jornalísticos. Até o dia 19 de junho, os imunizantes com o prazo de validade expirado haviam sido utilizados em 1.532 municípios brasileiros.


CINCO VENCIDAS? Segundo consta no site do Ministério da Saúde, em Catanduva foram cinco doses com problemas: uma estava no lote 4120Z001 (29.mar), outra dose foi constatada no lote 4120Z004 (13.abr) e mais três doses no lote CTMAV501 (30.abr).


ERRO OU ENGANO Em Catanduva, a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Natália Lourenço Costa, explicou que nenhuma vacina vencida foi administrada no município: “o que ocorre é que a imunização deve ser registrada também no sistema Vacivida e no momento da seleção no lote do sistema, tenha sido selecionado por engano um lote diferente do que realmente foi aplicado e anotado no comprovante de vacinação do munícipe. Esses erros estão sendo identificados para que sejam devidamente corrigidos”. Registrado!


VACINAÇÃO HOJE Se durante a semana, você não conseguiu tomar a vacina, ainda tem uma chance hoje. O drive-thru, no Recinto de Exposições, estará em funcionamento neste sábado. A ação visa atender pessoas incluídas nos grupos prioritários, dentre eles, adultos a partir de 40 anos. A vacinação será das 8:00 às 13:00 hs. Antes de ir, faça o pré-cadastro no site www.vacinaja.sp.gov.br. E na hora de encolher a manga da camisa, apresente documento com foto e comprovante de residência. Vacina boa, é vacina no braço.


PASSOU DOS 100 O Brasil fechou o primeiro semestre do ano superando expressiva marca de 101 milhões de vacinas contra Covid-19 aplicadas na população. A primeira agulhada foi em 17 de janeiro e completa 166 dias com média diária de mais de 613 mil doses. Ficamos atrás apenas dos grandes produtores de vacinas como Estados Unidos, Índia e China.


A FRASE “A humanidade não se divide em heróis e tiranos. As suas paixões, boas e más, foram-lhe dadas pela sociedade, não pela natureza." (Charles Chaplin)

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo