• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 02/11/2021

Coluna – TERÇA-FEIRA

DIA DE FINADOS

Hoje, dia 2 de novembro, feriado nacional, os catanduvenses celebram o Dia de Finados, data para homenagear os entes queridos que já faleceram. As formas de celebração, no entanto, podem ser bastante diversificadas. Algumas religiões, como a católica, reúnem os seus fiéis para rezar e visitar túmulos, numa atitude religiosa de recolhimento, reflexão e compaixão. Já em certas culturas, como a mexicana, a tradição gira em torno de celebrações festivas, com comidas, bebidas, danças e pinturas faciais e vestimentas típicas.


CEMITÉRIOS

Os cemitérios municipais Nossa Senhora de Fátima e Nossa Senhora do Carmo estarão funcionando hoje, das 6h às 18h. A tradicional missa pelos entes falecidos será celebrada às 8 horas, no Cemitério Nossa Senhora de Fátima. O Cemitério Jardim Monsenhor Albino funcionará, hoje, das 7h às 17h30.


VACINA NO FERIADO

Se você fica arrumando desculpas por não ter tempo de ir tomar a dose da vacina contra o Covid-19, vale lembrar que hoje, feriado, a vacinação acontece no drive-thru do Recinto de Exposições, das 8h até as 13h. Não tem desculpas. E lembre-se: tome a vacina hoje para não ser motivo de lembrança neste feriado, no ano que vem. Tá explicado ou precisa desenhar?


PAUTA CHEIA

Os vereadores vão ter trabalho na próxima sessão ordinária, que será realizada amanhã, a partir das 17h30. Em virtude do feriado, a sessão que normalmente ocorre toda terça-feira foi transferida para quarta. Na pauta, constam 19 matérias para serem analisadas. Serão 12 projetos em primeira discussão, seis projetos em segunda discussão e um projeto de decreto legislativo em discussão única que concede título de cidadão catanduvense.


REPÚDIO AOS PEDÁGIOS

O presidente da Câmara de Vereadores de Catanduva, Gleison Begalli (PDT), apresentou Moção de Repúdio pela instalação de novas praças de pedágios no estado de São Paulo. O documento foi aprovado por unanimidade e encaminhado ao governador João Doria (PSDB) e ao diretor-geral da Artesp, Milton Roberto Persoli. Gleison avalia que as novas praças de pedágio vão onerar toda a cadeia produtiva, desde as pessoas físicas às jurídicas, o que “inevitavelmente é repassado ao consumidor, que vai pagar a conta no final”, disse o parlamentar.

REVITALIZAÇÃO

No próximo dia 13, às 10 horas, a Prefeitura de Catanduva irá reinaugurar a praça Sérgio Luiz Theodoro, situada na avenida Virgílio Mastrocola, entre as ruas Três de Maio e Quatorze de Abril, ao lado da antiga Cofocat. O local foi revitalizado, limpo e com os brinquedos recuperados, além da colocação da placa ao homenageado. O pedido foi feito pelo vereador Alan Marçal (PP). Sérgio faleceu precocemente aos 24 anos, em virtude dos disparos de arma de fogo efetuados pela sua namorada na época, dentro do seu veículo na rua Curitiba, chocando os catanduvenses por tamanha brutalidade.


FIM DAS RESTRIÇÕES

Depois de 588 dias chegaram ao fim as restrições da pandemia no estado de São Paulo. Desde ontem, todos os estabelecimentos podem funcionar com capacidade máxima, sem limite de horário ou determinação de espaço. Festas, baladas, shows e eventos estão autorizados sem qualquer restrição a partir da data. Algumas dessas atividades já estavam ocorrendo no estado, mas ainda tinham que seguir regras, como manter o público sentado e não atender a capacidade total.


USO DE MÁSCARA

Agora as únicas normas obrigatórias no estado são o uso de máscara e a exigência do passaporte da vacina em eventos com mais de 500 pessoas. O distanciamento deixa de ser regra e passa a ser apenas uma recomendação das autoridades estaduais. As liberações feitas desde ontem são vistas como o fim do Plano São Paulo, que foi estabelecido para coordenar a flexibilização das atividades econômicas no estado. Mas ainda falta averiguar se a Prefeitura vai afrouxar as restrições no município ou mantê-las por mais algum tempo, através de decreto.

COMISSÕES

A Prefeitura fez decreto nomeando a Comissão de Organização, Análise da Documentação e a Comissão de Seleção de Projetos, do edital de projetos artísticos de Natal 2021, do Fundo Municipal de Cultura. Para análise de documentos, foi montada a comissão com as funcionárias Debora Melotto Peres e Denilis Gonçalves. Já a Comissão de Seleção de Projetos será composta por Leandro Pinto, Letícia Martins e Osvalter Paulino Júnior, todos lotados na Secretaria de Cultura.

PACIFICANDO

Na última sessão da Câmara, após o embate entre os vereadores Marquinhos Ferreira (PT) e Gleison Begalli (PDT), discutindo o orçamento da Casa de Leis, eis que surgiu na tribuna um “apaziguador”, para surpresa de muitos: o vereador Maurício Gouvêa (PSDB). “Dá para resolver numa boa. E olha quem está falando. Tem que gravar para entrar na história”, disse o pacificador Gouvêa.


A FRASE

“Temos de descobrir segurança dentro de nós próprios. Durante o curto espaço de tempo da nossa vida precisamos encontrar o nosso próprio critério de relações com a existência em que participamos tão transitoriamente.” (Boris Leonidovitch Pasternak, poeta e romancista russo)

17 visualizações0 comentário