• Daniele Jammal

PENEIRA FINA – 01/01/2022

Coluna – SÁBADO

FELIZ ANO NOVO

Todo início de ano trazemos a esperança no peito. Sempre apostamos que agora é que vai ser, que o novo tempo que chega será um tempo bom. E permanecemos na esperança de que a vida nos devolva as gargalhadas borbulhantes dos brindes e o calor dos abraços dados. Vamos construindo a paz de cada dia, a alegria dos dias comuns, a coragem de aceitar as novidades. E acreditamos: vamos ser felizes. A todos os leitores, um Ano Feliz! Que ele nos traga tudo aquilo que for preciso para que a vida aconteça na sua plenitude.


CONTAGEM REGRESSIVA

E já iniciamos a contagem regressiva para 2023. Falta um ano, ou 12 meses, ou 52 semanas, ou 365 dias. Sendo mais detalhista, está faltando 8.760 horas, ou 525.600 minutos, mas se prefere contar os segundos, então ainda faltam 31.536.000 segundos.

REMEMBER – I

Em 2021, comemoramos o Jubileu de Ouro do Jornal O Regional. Um fato para poucos veículos de comunicação. São 50 anos de história. E neste ano, agora vamos para “uma boa ideia”: os 51 anos. O Regional não usa botox e nem fez lipo, mas sempre está rejuvenescido.

REMEMBER – II

No dia 13 de junho de 2021, publicamos a seguinte nota: “Depois de muitos pedidos, de ouvir os dados de médicos e até de uma ação de improbidade administrativa pelo Ministério Público (MP), o prefeito Padre Osvaldo ouviu os clamores da população, e elaborou na tarde da última sexta-feira (dia 12/06) o decreto nº 8.040, que tem vigência a partir de terça-feira, dia 15 prosseguindo até o dia 29 de junho.” Seria o início do lockdown catanduvense, com duração de 15 dias e atuação enérgica da Guarda Civil e da Vigilância Sanitária. Você se lembra disso?


REMEMBER – III

Em 2021, foi o ano que o atual governador paulista João Doria deu “os canos” em Catanduva, por duas vezes. Agendou sua vinda para a cidade, mas em cima da hora cancelou. Sua visita acabou acontecendo apenas no virtual, no telão, no Teatro Municipal.

SANGUE BOM

Com as festas de fim de ano, o número de doadores de sangue tem diminuição considerável. E o Hemonúcleo de Catanduva conclama os doadores de sangue a comparecerem na rua 13 de Maio, nº 974, no Centro de Catanduva, para realizarem esse gesto de carinho. Os estoques de bolsas de sangue para O negativo e AB positivo estão baixos. A partir da próxima segunda-feira, compareça ao local. O horário de atendimento é das 7h às 13h. Mais informações podem ser obtidas através do telefone (17) 3522-7722.

AUMENTO

Muitos leitores entraram em contato com a coluna para reclamar sobre o aumento da tarifa de água, em torno de 10%. O “presente de grego” começa a ser cobrado em janeiro deste ano. Foi aplicada a correção inflacionária de 10,74%. O índice corresponde à atualização da UFRC, Unidade Fiscal de Referência de Catanduva, que segue o acumulado do IPCA - Índice de Preços ao Consumidor Ampliado nos últimos 12 meses. Uma leitora questionou se o Executivo é obrigado a aplicar todo o índice inflacionário? Com a palavra, o secretário de Finanças... Em 2022, o negócio vai ser tomar banho rápido e economizar água...


SOS BAHIA E MINAS

Para ajudar as pessoas diretamente impactadas pelas enchentes, a Fundação Banco do Brasil, uma instituição idônea, está empenhada no apoio aos municípios do norte de Minas Gerais e do sul da Bahia, que têm enfrentado neste final de ano os efeitos das inundações causadas por chuvas fortes. Para atender milhares de desabrigados, a Fundação BB está investindo R$ 650 mil, que serão somados às doações voluntárias de todos que puderem contribuir. E você também pode fazer sua doação por Pix: Enchentes Bahia - Pix.enchentesba@fbb.org.br ou Enchentes Minas Gerais - Pix.enchentesmg@fbb.org.br.

AJUDA AOS DESABRIGADOS

Os valores arrecadados pela Fundação são destinados à aquisição de alimentos, produtos de higiene e limpeza, assim como bens e utensílios domésticos, equipamentos de proteção individual (EPIs), entre outros. Os recursos serão repassados a instituições da sociedade civil, que realizarão a compra dos alimentos e itens de primeira necessidade e entregarão às comunidades.

PROMETEU E NÃO CUMPRIU

O governador João Doria (PSDB) descumpriu a promessa feita após a eleição de 2018 de que reduziria o número de secretarias estaduais de 25 para 20. O tucano, que deve renunciar em abril para concorrer à Presidência, possui 27 pastas sob seu comando, segundo o site oficial do governo. Uma delas, a Secretaria de Projetos, foi entregue ao deputado federal carioca Rodrigo Maia.


A FRASE

“Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.” (Carlos Drummond de Andrade, poeta brasileiro, cronista, contista e tradutor.)

16 visualizações0 comentário