• Daniele Jammal

Funcionários contratados pelo PED recebem capacitação sobre riscos de queimadas urbanas

Curso abordou combate ao fogo e os malefícios à natureza e à saúde

Foto: DIVULGAÇÃO - Funcionários aprenderam sobre os riscos das queimadas, principalmente durante a estiagem


Da Reportagem Local


A Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Catanduva realizou rodada de trabalho de educação ambiental. Os funcionários que atuam nas ruas e equipes do Programa Emergencial do Desemprego (PED) aprenderam sobre os riscos das queimadas urbanas, principalmente no atual período de seca prolongada e altas temperaturas.


Além de apresentar os malefícios para a fauna, flora e até mesmo à saúde, a capacitação trouxe informações sobre o trabalho de combate ao fogo, a importância da segurança nas ações de campo e o uso correto dos equipamentos, como os abafadores.


“Muitos moradores ainda têm a prática de colocar fogo em quintais, terrenos, áreas verdes, para diminuir a quantidade de folhas, restos de podas ou lixos. Essa ação é extremamente prejudicial principalmente à saúde de crianças e idosos, pois os elementos tóxicos contidos na fumaça da queimada, entre eles o material particulado, que é formado por partículas de vários tamanhos, percorrem todo o sistema respiratório e órgãos internos. Por isso é importante desenvolver um trabalho de conscientização e compartilhamento de informação, como o que fizemos aqui”, destaca Karen Morandin, chefe da Divisão de Proteção Ambiental.


A queimada urbana é crime e pode ser denunciada pelos telefones 0800-772-9152 ou 153, da Patrulha Ambiental.


31 visualizações0 comentário