• Daniele Jammal

Explosão em mesquita xiita deixa pelo menos sete mortos em Kandahar

Incidente ocorreu quando se realizava a oração principal da semana

Foto: REUTERS - Testemunha contou ter ouvido três explosões, uma na porta principal da mesquita, outra no seu lado sul e a última na área onde os crentes fazem rito de purificação


Agência Brasil/RTP


Pelo menos sete pessoas morreram e 13 ficaram feridas em uma explosão ocorrida hoje (15) numa mesquita xiita da cidade de Kandahar, no sul do Afeganistão, segundo fonte médica.

"Até agora, sete mortos e 13 feridos foram trazidos para o nosso hospital", disse à agência France Presse um médico do Hospital Central de Kandahar, que não quis ser identificado.


A explosão atingiu o local de culto xiita, situado no centro da cidade, quando se realizava a oração principal da semana, a de sexta-feira, à qual assiste geralmente um grande número de fiéis, disse Bilal Karimi, um porta-voz dos talibãs.


Uma testemunha que não quis ser identificada contou à AFP ter ouvido três explosões, uma na porta principal da mesquita, outra no seu lado sul e a última na área onde os crentes vão fazer a ablução (rito de purificação).


Dezoito ambulâncias se deslocaram para o local, e as forças de segurança talibãs foram destacadas para a região da mesquita, cujo acesso foi bloqueado.


A explosão na mesquita Fatemieh, também conhecida como Imã Bargah, ocorre exatamente uma semana após um atentado suicida contra uma mesquita xiita em Kunduz (nordeste), reivindicado pelo grupo extremista Estado Islâmico e que causou dezenas de mortes.



9 visualizações0 comentário