• Daniele Jammal

Diretoria de Ensino faz mentoria com estudantes, pais e docentes sobre novo Ensino Médio

Sistema de ensino possibilitará que alunos escolham área de aprofundamento

Foto: O REGIONAL - Diretoria de Ensino realizou mentorias com estudantes, pais e docentes


Guilherme Gandini

Editor-Chefe

O Novo Ensino Médio será implementado em todas as Unidades Escolares do sistema de ensino paulista a partir de 2022, com foco no protagonismo, na escolha das áreas de interesse, na atuação ativa na escola e na definição do Projeto de Vida de cada estudante.

Para o processo de implementação, a Diretoria de Ensino de Catanduva realizou junto às equipes escolares diversas atividades, dentre elas a escuta dos estudantes, de pais e da comunidade escolar com o objetivo de apresentar os itinerários e as várias possibilidades de escolha dentro dos interesses individuais de cada um.

Dessa forma, no âmbito das ações de formação junto às escolas, foram realizadas mentorias com os estudantes, pais e docentes para esclarecer acerca do Novo Ensino Médio, o qual será constituído por uma etapa de Formação Geral Básica, comum a todos os estudantes, e de itinerários formativos, que se aprofundam em áreas específicas do conhecimento, de escolha de cada aluno, a partir da 2ª série do Ensino Médio.

De acordo com a dirigente regional de Ensino, professora Luciana Bianchin Lopes Pereira, o Novo Ensino Médio busca aproximar os estudantes das transformações da sociedade e do mercado de trabalho, por meio de um currículo mais flexível.

“Na prática, o Novo Ensino Médio está organizado em itinerários, os quais podem ser entendidos como um conjunto de trilhas de aprendizagem, organizadas a partir de uma ou mais áreas do conhecimento”, complementa.

As áreas envolvidas são Matemática e suas Tecnologias; Linguagens e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Existe, ainda, a possibilidade de escolher um itinerário de formação técnica (com cursos que estão no Catálogo Nacional de Cursos Técnicos) ou profissionalizante, como a formação de docentes.

32 visualizações0 comentário