• Daniele Jammal

Detran-SP aponta aumento de 33% em CNHs de idosos em Catanduva

Habilitações na faixa etária acima de 60 anos passaram de 9.672 para 12.871 mil desde 2015

Foto: DIVULGAÇÃO - Demanda por renovação de CNHs de idosos tem crescido nos últimos anos, segundo o Detran-SP


Myllaynne Lima

Da Reportagem Local


Levantamento divulgado pelo Detran-SP comprova que a passagem dos anos não representa obstáculo para que os motoristas com mais de 60 anos mantenham vivo o desejo de continuarem a dirigir. De junho de 2015 até o mesmo mês deste ano foi registrado em Catanduva crescimento de 33% no número de CNHs emitidas para condutores dessa faixa etária, passando de 9.672 para 12.871.


No Estado de São Paulo, entre junho de 2015 e o mesmo período deste ano foi apontado aumento de 45% no número de CNHs registradas para condutores dessa faixa etária, o que representa aumento de 2,393 milhões para 3,474 milhões no período de seis anos.


Especialistas apontam fatores culturais, econômicos e até mesmo de saúde como possíveis explicações para esse interesse dos mais velhos em permanecerem ativos como motoristas.


De acordo com José Montal, diretor da Associação Brasileira de Medicina do Trabalho (Abramet), à medida que Medicina avança na prevenção de doenças há um consequente aumento na expectativa de vida saudável da população, e, como consequência, a participação de condutores idosos no universo da população de motoristas habilitados.


Márcia Menezes, diretora-executiva da Federação Nacional das Cooperativas de Trabalho dos Médicos e Psicólogos Peritos de Trânsito (Fenactran), destaca que os idosos de hoje são de uma geração proativa, e mais independente se compararmos com pessoas da mesma faixa etária no passado.


Segundo as normas do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) válidas em todo o país, não há limite máximo de idade para que uma pessoa dirija.


No entanto, a renovação da CNH deve ser feita a cada cinco anos para os motoristas com idades entre 50 e 69 anos e três anos para os motoristas com idade igual ou superior a 70 anos ou em período menor, de acordo com a avaliação médica.


18 visualizações0 comentário