• Daniele Jammal

CLIMA SECO: Umidade relativa do ar chega a 24% na segunda-feira à tarde em Catanduva


Situação exige uma série de cuidados para preservar a saúde


Guilherme Gandini

Editor-Chefe


Foto: Divulgação - Hidratação e evitar atividades físicas das 11 às 15 horas estão entre as recomendações


Catanduva está em estado de atenção quanto à umidade relativa do ar. O índice chegou a 24% na tarde desta segunda-feira, por volta das 16 horas, segundo monitoramento em tempo real da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). No domingo, a mínima foi de 25%.


A situação exige uma série de cuidados para preservar a saúde, o que inclui o consumo de muita água e preocupação especial com crianças e idosos.


De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o nível ideal de umidade do ar para o organismo humano gira entre 40% e 70%. Quando a taxa cai para 30% é considerada uma situação de alerta e prejuízos para a saúde se tornam mais evidentes.


“O ar muito seco dificulta a dispersão dos gases poluentes que se encontram na atmosfera. A umidade muito baixa também leva ao ressecamento das mucosas das vias aéreas, trazendo como consequências as crises de rinite e asma, infecções virais e bacterianas, alergias e prurido ocular”, elenca a médica pneumologista Fabiana Zocchi Darme.



Uma dica é agendar despertador no celular, de 2 em 2 horas, para tomar água

Com essa dificuldade de umidificar o ar inalado, segundo ela, as trocas gasosas em nível pulmonar também ficam prejudicadas. “Por isso que as pessoas se cansam mais na prática de exercício físico nessa época do ano”, esclarece.


Entre os cuidados indicados pela especialista, para umidade relativa do ar abaixo de 30%, estão: evitar atividade física das 11 às 15 horas, aumentar a umidade no ambiente de trabalho e em casa usando vaporizador ou colocando toalhas molhadas, bacias de água e, principalmente, aumentando a ingestão de líquido. “Como está mais frio, acabamos não tendo sede e temos que nos policiar.”


Uma dica é agendar despertador no celular, de 2 em 2 horas, para tomar 200mL. Outra recomendação é usar hidratante, principalmente nas mãos, e lavar as narinas e os olhos com soro fisiológico pelo menos três vezes ao dia – não usar água de torneira neste tipo de limpeza.



21 visualizações0 comentário