• Daniele Jammal

‘Círculo Arte Social’ apresenta filmes produzidos por crianças e jovens de Palmares e Paraíso

Eles participaram de oficinas artísticas ao longo de quatro meses

Foto: DIVULGAÇÃO - Interação da equipe artística com as crianças no espetáculo de abertura


Guilherme Gandini

Editor-Chefe

O projeto 'Círculo Arte Social' promoverá uma Mostra Cultural nos dias 1º e 2 de setembro, em formato virtual, para encerrar trabalho cultural e educativo desenvolvido com crianças e jovens das cidades de Palmares Paulista e Paraíso. Ao todo, foram quatro meses de atividades.

A ação cultural envolveu alunos das escolas Raul de Carvalho e Antonio Humberto, de Palmares Paulista, e Prof.ª Maria Franco de Souza Penariol, de Paraíso. Eles participaram de oficinas de diferentes segmentos artísticos como teatro, dança, circo, música, cinema, contação de história, entre outras linguagens.

Para reforçar o projeto, Samanda Nery, artista de Palmares Paulista, desenvolveu uma ação sustentável e cultural. Já em Paraíso, o artista local envolvido foi Jaine Mouro.

Devido à Covid-19, tudo foi executado de maneira remota pelas plataformas google meet e youtube, com conteúdo semanal gravado e atividades ao vivo.

“Durante as oficinas, os alunos foram incentivados a criar conteúdos em casa, dramaturgias, pequenas cenas, pequenos desafios, e eles foram assim aprendendo a como fazer filme em casa. E para finalizar o projeto, eles criaram uma dramaturgia, feita por eles e filmada por eles dentro de casa”, conta a coordenadora pedagógica do projeto, Adriana Souza.

As estreias dos filmes serão transmitidas ao vivo no canal 'Círculo Arte Social' no Youtube. No dia 1º, será apresentada a produção dos alunos de Paraíso e, no dia seguinte, a de Palmares Paulista. A garotada ainda não assistiu à edição final do material. Logo após a exibição, a equipe criativa fará um bate-papo sobre a realização do projeto.

“Vai ser uma estreia muito emocionante. A presença de todos é essencial para valorizar o trabalho que as crianças fizeram e também para fomentar a cultura e a educação nas cidades de vocês”, frisa a educadora.

O 'Círculo Arte Social' foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura ProAC/ICMS da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo de São Paulo e tem patrocínio da Usina Tietê, em parceria com a Velloni Produções Artísticas.

FILMES

'Um ponto em cada história', realizado pelos alunos de Palmares Paulista, conta a história do dia que a cidade foi invadida por cangaceiros, ou quase isso... e 'O Sumiço da Criatividade', de Paraíso, conta a história do dia que a cidade perdeu a criatividade por conta de uma travessura da Bruxa Stefanie.


72 visualizações0 comentário