• Daniele Jammal

Bióloga da Unifipa apresenta trabalhos em Congresso no Rio de Janeiro

Um dos projetos foi premiado na categoria Plantas Medicinais e Fitoterapia

Foto: Comunicação FPA - Helena apresentou três trabalhos desenvolvidos em conjunto com alunos e docentes da Unifipa Catanduva


Da Reportagem Local

A bióloga do Laboratório de Imuno-Histoquímica do Serviço de Patologia do Centro Universitário Padre Albino/Unifipa Helena Ribeiro Souza, doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Biociências da Unesp/Ibilce e orientada pela docente do Centro Universitário Padre Albino, doutora Ana Paula Girol, participou do evento que uniu o II Congresso Nacional de Terapias Integradas, a VIII Jornada FITo 2021 e a II Jornada Multidisciplinar de Prescrição Magistral.

Realizado no Rio de Janeiro, o congresso contou com a apresentação de três trabalhos realizados por alunos, docentes e funcionários da Unifipa. Todos tiveram orientação de Ana Paula Girol.

O “Estudo do potencial anti-inflamatório de solução extraída das folhas de garcinia brasiliensis (mart.) em modelo de peritonite induzida por LPS”, foi premiado em primeiro lugar na categoria 'Plantas Medicinais e Fitoterapia'. 


A autoria é de Helena, coautoria dos acadêmicos do curso de Medicina Harissa Padovez Rays, Isabela Teodoro Parra, Nicolas Joseph Della Matta e bioterista Ariane Harumi Yoshikawa.

Além dele, foi apresentado o 'Estudo cromatográfico de extrato alcóolico e frações orgânicas das folhas de garcinia brasiliensis e avaliação de suas propriedades antioxidantes, citotóxicas e seus efeitos sobre adesão de HuvecS', dos mesmos autores e coautores, incluindo a também docente da Unifipa doutora Giovana Aparecida Gonçalves Vidotti.

Por fim, o terceiro trabalho se refere ao 'Estudo das propriedades cicatrizantes e microbicidas do extrato de garcinia brasiliensis e modulação da proteína anexina A1 em modelo de lesão cutânea', também da autora Helena Ribeiro Souza, coautoria dos acadêmicos do curso de Medicina Amarilys Reis Zucoloto e Roberto Barros Guandalini, da bioterista Ariane Harumi Yoshikawa, e da coordenadora do curso de Farmácia doutora Andréia de Haro Moreno.

6 visualizações0 comentário