Trem do Natal da Rumo passará por Catanduva e região em 11 de dezembro

Milhares de pessoas lotaram Estação Cultura e outros pontos para ver a locomotiva em 2019

Trem do Natal da Rumo passará por Catanduva e região em 11 de dezembro

Imagem: Divulgação/Rumo - Trem decorado percorrerá trilhos ao longo de 10 dias no mês de dezembro

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 08/12/2021

O projeto 'Trem do Natal' da Rumo Logística fará breve parada na Estação Cultura Deca Ruette, em Catanduva, na noite de 11 de dezembro. A informação foi obtida pelo Jornal O Regional, que teve acesso ao roteiro completo da atração de final de ano da concessionária.

A programação começará em Santa Fé do Sul, em 8 de dezembro, com saída às 18 horas na ponte rodoferroviária, parada na estação local e em mais cinco cidades até chegar a Jales. Serão outros cinco municípios no percurso até Votuporanga, no dia 9, e sete no trajeto até São José do Rio Preto, no dia 10.

A locomotiva chegará a Catanduva no dia 11 depois de passar por Engenheiro Schmitt, Cedral, Uchoa e Catiguá. O caminho prosseguirá com nova parada na estação de Pindorama, com destino final em Santa Adélia. Todas as paradas serão breves, para apreciação.

O projeto terá sequência com trajetos todas as noites até 18 de dezembro, sendo o percurso final entre os municípios de Jundiaí e Guararema.

Em 2019, a passagem do trem iluminado por Catanduva atraiu milhares de pessoas, que lotaram a Estação Cultura – onde houve apresentações culturais – e vários outros pontos de fácil visualização dos trilhos, como o Parque dos Ipês e a Praça do Idoso.

A composição C30-7 9380 que passou por Catanduva naquele ano era histórica: um modelo australiano de 1978, uma das três únicas fabricadas no mundo e uma das duas que vieram para o Brasil. A pintura trouxe homenagem à Ferrovia Paulista S.A (Fepasa).

O projeto foi desenvolvido na oficina da Rumo, em Araraquara, e contemplou reforma de funilaria em toda a lataria e revisão elétrica e mecânica. O veículo estava decorado com centenas de luzes natalinas e percorreu cerca de 450 quilômetros até o final do trajeto.