Secretaria de Educação organiza ‘excursão’ de professores para evento político em SP

Listas de participantes estariam sendo reunidas por uma diretora do setor

Secretaria de Educação organiza ‘excursão’ de professores para evento político em SP

Foto: O REGIONAL - Convite para 'city tour' de Doria teria autorização e incentivo da secretária de Educação, Cláudia Cosmo, e do prefeito Padre Osvaldo (PSDB)

Guilherme Gandini
Editor-Chefe

Diretoras e professoras da Rede Municipal de Ensino de Catanduva estão recebendo, em seus celulares particulares, mensagens de convite para participação de um evento político do PSDB Mulher na capital paulista. Trata-se de bate-papo com o governador João Doria, que é pré-candidato à presidência, agendado para o dia 18 de setembro.

O convite digital é acompanhado por informações específicas para docentes e funcionárias do setor. Entre elas, a indicação de que a viagem será custeada pelos organizadores do evento com garantia de protocolos sanitários e de que haverá um city tour pelos pontos turísticos da capital. Também serão servidos lanche e alimentação durante a viagem.

De acordo com uma das educadoras, que preferiu não se identificar, elas estão sendo quase que convocadas a participar da mobilização política. A atitude teria autorização e incentivo da secretária de Educação, Cláudia Cosmo, e do prefeito Padre Osvaldo (PSDB), que tem o secretário de Desenvolvimento do governo Doria, Marco Vinholi, como seu padrinho político.

Conforme a mensagem, as listas de interessadas a participar devem ser enviadas para alguém de nome Giovana até quarta-feira. Segundo a denunciante, o nome indicado seria Giovana Todaro Leite, diretora do departamento de Assistência Educacional.

Questionada, a Prefeitura de Catanduva afirmou que o convite foi feito pelo vice-presidente do partido em Catanduva, Victor Daltin - gestor de Habitação. “Por sua vez, Daltin teria repassado o convite aos colegas de trabalho e alguns, gentilmente, repassaram para demais grupos”, justificou. A Prefeitura não esclareceu quem é Giovana, citada nas mensagens de textos.