RETROSPECTIVA SETEMBRO: População enfrenta incêndios e temporal; começa vacinação de adolescentes

SAEC voltou a cortar água de devedores, em meio à inadimplência na casa de 18%

RETROSPECTIVA SETEMBRO: População enfrenta incêndios e temporal; começa vacinação de adolescentes

Foto: GOVERNO DE SÃO PAULO - Audiência tratou da criação da Microrregião de Catanduva

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 02/01/2022

Setembro foi um mês difícil para a população catanduvense. As queimadas e incêndios espalharam-se pelas áreas urbana e rural, elevando problemas respiratórios e causando riscos nas estradas. No dia 26, a cidade ainda foi castigada por um forte temporal, que deixou rastro de destruição e pontos sem energia por 24 horas.

Com a Covid-19 sob aparente controle, Catanduva começou a vacinar adolescentes de 14 e 15 anos e a aplicar a dose de reforço em 22 mil idosos. A Prefeitura também deu fim às restrições de dias e horários, mantendo limitação da ocupação dos estabelecimentos. Em estudo do Instituto Votorantim, a cidade apareceu entre as 100 mais vulneráveis na pandemia.

Como parte da retomada, as exportações de Catanduva aumentaram 56% em dois meses – agosto e setembro. O transporte coletivo voltou a circular no período noturno e a SAEC voltou a cortar água de devedores, em meio à inadimplência de 18%.

Na política, foi realizada Audiência Púbica no Teatro Municipal para apresentação do projeto para criação da Microrregião de Catanduva. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) reprovou as contas da Prefeitura de 2019, enquanto isso a Câmara aprovou o balancete do Executivo de 2018 e projeto de Padre Osvaldo para tentar 'salvar' 140 cargos ameaçados pela Justiça.

Com relação ao Judiciário, o Procurador-Geral de São Paulo contestou duas leis municipais que favoreciam a Associação Bom Pastor no projeto de implantação de um loteamento habitacional.

Outras notícias de destaque foram a intervenção feita por Padre Osvaldo no Imes/Fafica, com nomeação do gestor Paulo Marques como diretor interino, o início da construção da cripta para sepultamento de bispos na Catedral Santuário, e o aniversário de 2 anos do Hospital de Câncer.