Procura por crédito cresce 16,1% em setembro, revela Serasa

Maior demanda foi das micro e pequenas empresas

Procura por crédito cresce 16,1% em setembro, revela Serasa

Foto: DIVULGAÇÃO - Crescimento da demanda por crédito foi maior na Região Sul, seguida pelo Sudeste

Da Reportagem Local
Publicado em 04/11/2021

De acordo com o Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian, a busca pelo recurso financeiro teve alta de 16,1% no comparativo de setembro deste ano e o mesmo mês de 2020 (-3,3%). Todos os segmentos analisados apresentaram expansão, com destaque para o de Serviços, que teve um aumento de 22,4%.

Com relação a análise por porte, as micro e pequenas empresas (MPE) procuraram mais por crédito (16,4%) quando comparadas aos médios e grandes negócios.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, a retomada dos negócios após um grande período de isolamento social fez com que empresários buscassem mais por crédito para manterem suas empresas funcionando.

“Os donos de negócios estão se arriscando mais após um longo período em que tiveram que diminuir ou pausar suas atividades devido a pandemia. Por isso, as micro e pequenas empresas registram maior procura, já que foram as mais impactadas devido ao menor fluxo de caixa.”

De acordo com o índice, o crescimento da demanda por crédito foi maior na Região Sul (18,2%), seguida pelo Sudeste (16,2%), Norte (15,8%), Centro-Oeste (14,7%) e Nordeste (13,9%).