Prefeitura instala câmeras em semáforos do Centro

Equipamentos formariam 'Cinturão Inteligente' com foco na segurança

Prefeitura instala câmeras em semáforos do Centro

Foto: O REGIONAL - Funcionários de empresa terceirizada instalam câmeras no cruzamento das ruas Pará e Cuiabá

Da Reportagem Local

A população e o trânsito de Catanduva estão sendo monitorados sob vários ângulos a partir de agora. Sem prévio anúncio, a Prefeitura começou a instalar câmeras de vigilância junto aos semáforos da área Central. O flagrante foi feito pela equipe de O Regional no cruzamento das ruas Pará e Cuiabá, quando funcionários da empresa Moving Tech ainda estavam no local.

De acordo com informações extraoficiais levantadas pela reportagem, a instalação dos equipamentos teria sido realizada a pedido da Guarda Civil Municipal (GCM) para compor o chamado “Cinturão Inteligente”, com monitoramento em pontos estratégicos.

Já teriam sido atendidos os cruzamentos da rua Brasil e avenida São Domingos, ruas Maranhão e Sergipe, além das ruas Pará e Cuiabá. Um dos técnicos da empresa esclareceu que a instalação está sendo feita de forma experimental para que a Prefeitura avalie o funcionamento. Também estariam previstas câmeras na rua Minas Gerais e no Parque Glória, em ponto a ser definido.

Questionada sobre o sistema, a Prefeitura de Catanduva não fez qualquer esclarecimento até o fechamento desta edição. Foram solicitados os objetivos do projeto, quintas câmeras e em quais pontos foram instaladas, valores em negociação e se o serviço prevê mensalidade.

RELEMBRE
Catanduva já teve um sistema de videomonitoramento com 15 câmeras, com operação efetiva entre os anos de 2008 e 2012. As primeiras câmeras foram adquiridas por empresários em iniciativa da Associação Comercial e Empresarial (ACE) e, a partir daí, a Prefeitura assumiu o projeto. A rede foi desmontada ao longo da gestão do ex-prefeito Geraldo Vinholi (PSDB).