Prefeitura de Marapoama troca óleo usado por novo e arrecada 528 litros em setembro

A cada quatro litros entregues no Ecoponto, cidadão ganha 900 ml de óleo novo

Prefeitura de Marapoama troca óleo usado por novo e arrecada 528 litros em setembro

Foto: DIVULGAÇÃO - Prefeitura de Marapoama arrecadou 528 litros de óleo usado em setembro

Da Reportagem Local
Publicado em 15/10/2021

A campanha para troca de óleo usado por novo realizada pela Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, arrecadou 528 litros de óleo usado em setembro. A ação que visa promover atitudes sustentáveis conta com o apoio da empresa J.R.Bady – Reciclagem e Comércio de Óleos Vegetais.

A campanha 'Troque seu óleo de cozinha usado por óleo novo' tem objetivo de evitar o descarte incorreto de óleo usado que pode causar diversos impactos ambientais.

Para participar e trocar óleo usado por novo é necessário entregar no Ecoponto, situado na Prefeitura Municipal. A cada quatro litros de óleo de cozinha usado entregue no local, o participante recebe uma garrafa de 900 ml de óleo de cozinha novo.

O Setor de Meio Ambiente destaca que uma vez acondicionado e recolhido de maneira adequada, o óleo de cozinha utilizado pode ter diversos fins, como por exemplo a produção de resina para tintas, produção de massa de vidraceiro, sabão, detergente, glicerina, farinha básica para ração animal e biodiesel.

As estatísticas apontam que um litro de óleo usado pode contaminar um milhão de litros de água, impedindo a troca de oxigênio e matando várias plantas, peixes e microrganismos. Outro grande prejuízo é apontado nas instalações hidráulicas, que podem entupir e obstruir galerias de esgotos e bocas de lobo, contribuindo para as enchentes.