Prefeitura de Marapoama divulga balanço de castrações gratuitas realizadas no ano

Foram 192 procedimentos desde a aprovação de lei proposta pelo prefeito

Prefeitura de Marapoama divulga balanço de castrações gratuitas realizadas no ano

Foto: DIVULGAÇÃO - Foram castrados 145 fêmeas e 47 machos entre cães e gatos

Da Reportagem Local
Publicado em 20/12/2021

A Prefeitura de Marapoama, através do Setor de Meio Ambiente, apresentou os resultados dos procedimentos de castração gratuita de cães e gatos desde a aprovação da Lei 853/2018, de autoria do prefeito Márcio Perpetuo Augusto e aprovada por unanimidade na Câmara.

De acordo com a responsável pelo setor de Meio Ambiente, Sônia Scaldelai, foram cadastrados 86 cachorros fêmeas, 26 cachorros machos, 59 gatos fêmeas e 21 gatos machos, somando total de 192 castrações animais, sendo 145 fêmeas e 47 machos.

Sônia explicou que, no início, foram atendidas famílias de baixa renda e que tinham fêmeas, mas que aos poucos passaram a ser contemplados todos animais de rua e pessoas acumuladoras de animais. “Realizamos média de quatro procedimentos cirúrgicos por mês. Primeiro com as fêmeas e depois com os machos.”

O prefeito Márcio Perpetuo Augusto destacou a importância da iniciativa, na diminuição da população de animais abandonados. “Na medida em que você diminuiu a quantidade de animais que vão se reproduzir, consequentemente diminui-se a quantidade de animais abandonados”, frisou.

Os animais chegam em jejum, passam pela castração e recebem medicação. Ao final dos procedimentos os proprietários dos animais recebem toda a orientação sobre os cuidados com o animal.