Prefeitura contrata serviço de captura e soltura de pombos para limpar praças centrais

Animais serão soltos em um raio de mais de 50 quilômetros do município

Prefeitura contrata serviço de captura e soltura de pombos para limpar praças centrais

Foto: O REGIONAL - Sistema que será adotado nas praças centrais é autorizado pelo Ibama

Da Reportagem Local
Publicado em 12/12/2021

A Prefeitura de Catanduva contratou a empresa Sanemix Mundo dos Serviços, de Barueri, por R$ 15 mil para captura e soltura de aves nas praças centrais da cidade. Tratado como caso de saúde pública, o serviço é acompanhado pela Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura.

 De acordo com o setor, o sistema que será adotado é autorizado pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e será executado por empresa especializada e autorizada para afastar os pombos de áreas públicas com grande fluxo de pessoas.

“A técnica consiste na captura dos pombos e soltura em um raio de mais de 50 quilômetros do município. Todo o processo será acompanhado de perto por um técnico, responsável por analisar a logística do trabalho e assegurar o bem-estar do animal”, informou a Prefeitura, em nota.

O caso mais grave ocorre na Praça da República, mas também há pontos das praças Monsenhor Albino e 9 de Julho com grande acúmulo de aves. Outras ações já foram adotadas para afugentá-las, como mais iluminação, poda de árvores, repelentes eletrônicos, entre outras iniciativas.

Segundo a Prefeitura, o caso é tratado como problema de saúde pública. “Vale ressaltar que os pombos são vetores de doenças como Criptococose, Histoplasmose, Salmonelose, Ornitose e Dermatite”, salienta. Não foram divulgados prazos para início e término do serviço.