Prefeito autoriza reuniões de até 60 pessoas e amplia horário de velórios

Continua em vigor o limite de 80% da capacidade dos estabelecimentos

Prefeito autoriza reuniões de até 60 pessoas e amplia horário de velórios

Foto: PREFEITURA DE CATANDUVA - Decisão sobre velórios foi tomada em reunião com funerárias

Guilherme Gandini
Editor-Chefe
Publicado em 03/10/2021

O prefeito Padre Osvaldo (PSDB) vem, aos poucos, flexibilizando as regras adotadas durante o lockdown, no mês de junho. Em novo decreto editado na sexta-feira, 1º de outubro, as reuniões em residências, áreas de lazer, ranchos, edículas e chácaras tiveram limite de participantes ampliado de 40 para 60 pessoas. Locador e locatário respondem em caso de irregularidade.

Os demais regramentos do decreto anterior, de 16 de setembro, ficaram inalterados. Desta forma, continua em vigor o limite de 80% da capacidade dos estabelecimentos, tomando como referência o alvará de funcionamento.

Todos os protocolos sanitários também continuam valendo, como a proibição de aglomerações, uso obrigatório de máscara em todos os ambientes abertos e fechados, distanciamento de 1 metro entre as pessoas, independentemente do local ou da estrutura do estabelecimento.

Continua sendo obrigatório o distanciamento em filas internas e externas, a higienização de cartão, balcões e outros equipamentos de uso comum, adotar normas e rotinas que favoreçam o atendimento imediato do cliente e evitem aglomeração de pessoas, assim como a fixação de informes, em locais visíveis, especificando o número máximo de cliente permitido.

Ainda, cabe ao proprietário proibir a entrada de pessoas sem o uso de máscara e o afastamento imediato dos colaboradores que apresentarem sintomas de Síndrome Respiratória, monitorando eventuais sintomas durante 14 dias.

O atendimento em bares, restaurantes, eventos e similares deverão ser feitos somente para clientes sentados, tanto na área interna ou externa, em mesas ou balcões, recomendando-se a limitação máxima de 10 por mesa ou conjunto de mesas. É preciso seguir o limite de 80% de ocupação, incluindo-se na conta prestadores de serviços e convidados.

É vedado consumo de bebidas e alimentos para clientes em pé, bem como qualquer atividade que provoque aglomeração de pessoas em pé ou próximas, tais como pista de dança, casas noturnas, shows, eventos esportivos e similares, independentemente do número de pessoas ou capacidade de ocupação.

VELÓRIOS

A Prefeitura de Catanduva definiu o novo horário de funcionamento para os velórios: das 6h às 22h, duas horas a mais do que o permitido anteriormente. A decisão foi divulgada também na sexta-feira, 1º, após reunião realizada por Padre Osvaldo com representantes de funerárias.

Participaram do encontro os responsáveis pela Empresa Funerária Municipal e das Funerárias Renascer, Redentora, Novo Mundo, Higienópolis, Caminhos de Luz e Monsenhor Albino.