Poupatempo encerra 2021 com mais de 180 serviços eletrônicos disponíveis à população 

Atualmente, os canais digitais representam cerca de 85% da demanda do programa

Poupatempo encerra 2021 com mais de 180 serviços eletrônicos disponíveis à população 

Foto: ARQUIVO / O REGIONAL - Na região de Catanduva, nova unidade será implantada em Novo Horizonte

Da Reportagem Local
Publicado em 06/01/2022

O programa Poupatempo, mantido pelo Governo de São Paulo, ultrapassou a marca de 180 opções nos canais digitais em 2021. Já são 184 serviços oferecidos pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br, totens e aplicativo Poupatempo Digital.  

Dos quase 60 milhões de atendimentos contabilizados pelo programa no ano passado, cerca de 85%, aproximadamente 50 milhões, foram feitos pelos canais digitais e os outros 9 milhões presencialmente. 

Hoje, já são 100 postos que atendem a população em todas as regiões do Estado. Somente em 2021, 19 novas unidades foram implantadas na capital, Grande São Paulo, interior e litoral. 

Além dos 100 postos em funcionamento, outros 112 foram autorizados pelo Governo de São Paulo e estão em fase de implantação, junto às prefeituras. Na região de Catanduva, uma das cidades contempladas será Novo Horizonte.

Todos os novos postos contarão com a integração dos serviços do Detran.SP, ampliando a capilaridade do atendimento oferecido pelo Poupatempo no Estado.

“O objetivo do Poupatempo é prestar serviços de excelência para os cidadãos, seja presencialmente, em postos cada vez mais modernos, seja pelos canais eletrônicos, que avançaram muito neste ano, já que são uma opção ainda mais prática e rápida de o usuário ter seu atendimento concluído com segurança”, afirma Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de Tecnologia do Governo de São Paulo que administra o Poupatempo.  

Em 2020, o programa acelerou a digitalização dos serviços e chegou a 66 opções disponíveis nas plataformas do programa. Agora, a meta é alcançar 240 opções até o final de 2022. 

Entre os serviços mais solicitados este ano, estão consulta de pontuação, renovação e segunda via da CNH, licenciamento de veículo, consulta de IPVA, Atestado de Antecedentes Criminais, além das funcionalidades da carteira digital de vacinação contra Covid-19.

LIDERANÇA

O RG é o documento de identificação mais solicitado no Poupatempo, representando aproximadamente 35% do total de atendimentos realizados pelos postos em 2021. A primeira via do RG é gratuita e a taxa da segunda via, que em 2021 é de R$ 43,64, também pode ser isenta em alguns casos.

Para evitar deslocamentos, os cidadãos podem optar pelo recebimento do documento em casa, pelos Correios, mediante pagamento de R$ 9,09.

O RG não tem prazo de validade definido por lei, porém, para evitar fraudes, algumas instituições pedem que o documento esteja atualizado, emitido em no máximo 10 anos, pois o objetivo do documento é justamente identificar seu portador.

Nos meses de férias escolares, como dezembro e janeiro, a demanda por novos RGs aumenta nos postos do programa.