PENEIRA FINA - 29/08/2021

Coluna - DOMINGO

PENEIRA FINA - 29/08/2021

BOLA MURCHA
Noticiamos ontem, aqui na Peneira, que o secretário estadual de Esportes, Aildo Rodrigues Ferreira, esteve em Catanduva e realizou encontro com o prefeito padre Osvaldo e alguns vereadores no Conjunto Esportivo com muito papo e muitas fotos. Leitor da coluna entrou em contato questionando: “o que o secretário trouxe para Catanduva, além de muitas promessas?”. Um excelente questionamento, mas parece que nem uma “bola de capotão” chegou para a cidade.

PROCESSO SELETIVO
A partir de amanhã, a Prefeitura de Catanduva abre as inscrições para Processo Seletivo da Educação, em caráter temporário para os cargos de Berçarista, Recreacionista, Professor I e II e Professor de Educação Especial. O Instituto Brasileiro de Administração Municipal – IBAM é o responsável pela organização do processo e aplicação das provas, juntamente com a Comissão do Processo Seletivo nomeada através de decreto do prefeito.

INSCRIÇÕES
As inscrições poderão ser feitas exclusivamente pela internet, na página www.ibamsp-concursos.org.br/site/ até o dia 30 de setembro. A inscrição para Berçarista, Recreacionista e Professor I terá a taxa no valor de R$ 73,00. Para quem for concorrer a Professor II e Professor de Educação Especial, o valor é um pouco mais “salgado”: R$ 83,00. A data prevista para aplicação das provas é o dia 24 de outubro.

PAGAMENTO
Um dos itens do edital do processo seletivo publicado na última sexta-feira, no Diário Oficial do município, referente ao pagamento do valor da inscrição, tem destaque em negrito, No item 2.20.2, é destacado: “O IBAM e a Prefeitura do Município de Catanduva não se responsabilizam por pagamentos feitos em Supermercados, Correios, Lojas e Casas Lotéricas ou qualquer outro estabelecimento desse gênero.” Trocando em miúdos, pague no banco de sua preferência, usando o boleto bancário gerado no ato da inscrição.

FACULTATIVO
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gleison Begalli (PDT) através da portaria nº 130, já declarou ponto facultativo na Casa de Leis, para o próximo dia 06 de setembro, uma segunda-feira, véspera de feriado. Registrado.

DIA DO BANCÁRIO
Ontem, dia 28 de agosto, foi comemorado o Dia do Bancário. Em outras épocas, consideradas normais, o sindicato da categoria realizava em seu clube, um super churrasco, regado a muito chopp para os associados. Veio a pandemia e pelo segundo ano consecutivo, a comemoração festiva foi suspensa, por motivos óbvios dos protocolos sanitários. Os bancos, na ânsia de obter enormes lucros, transformaram os funcionários, em vendedores de produtos. Aos bancários, os parabéns pelo seu dia.

FLOR DE LIS
Neste mês a Lei Maria da Penha está comemorando 15 anos de existência. A Comarca de Tabapuã (que inclui os municípios de Novais e Catiguá) desenvolve o Programa Flor de Lis, para garantir o cumprimento dessa legislação e também prevenir a violência doméstica. Projeto reúne uma série de ações em rede. Uma ação digna de aplausos. E se você quer saber mais, basta acessar a página do jornal O Regional no Facebook. A juíza Patrícia dos Santos, uma das idealizadoras do programa, concedeu uma entrevista a equipe de reportagem, e ficou muito legal. Leia aqui e confira lá!

NA CAÇA
Causou surpresa a muitos leitores, a matéria de ontem publicada neste matutino, assinada pelo editor-chefe Guilherme Gandini, sobre a caça que o Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Catanduva (Simcat) está fazendo a 100 ex-funcionários ou aposentados da prefeitura municipal que não receberam ainda os valores relativos ao cartão alimentação e à dívida do dissídio de 2015.

NA CAÇA – II
Em uma época de crise que a população está passando, o recebimento de valores sempre é bem-vindo. O grupo de “desaparecidos” é composto por exonerados, demitidos e Legionários Mirins. Então meu caro leitor e leitora, se você já trabalhou na Prefeitura na época do dissídio, procure o Simcat e de repente poderá ter a mesma sensação de colocar uma roupa antiga e descobrir uma nota de 100 reais no bolso...

FALTOSOS
Falamos ontem aqui na Peneira, sobre as pessoas que não comparecem para tomar a vacina. Dados da Secretaria de Saúde de Catanduva apontam que no dia 2 de agosto o município contabilizava 700 faltosos para aplicação da vacina. Na última terça-feira, dia 24, a cidade já somava mil pessoas, um aumento de 42%. Madre Dios, será que teremos que fazer igual a Nova York, e dar um incentivo ($) para tomar a vacina? Neste caso, não temos dúvidas, ia ter filas...

TEIMOSO
E tem mais um teimoso que não tomou a vacina ainda, tá ok?! O presidente Jair Bolsonaro ainda não decidiu se tomará ou não a vacina contra o novo coronavírus. Ministros e auxiliares tentam convencê-lo, afirmando que uma foto dele sendo imunizando pode coroar a narrativa de que foi o governo federal que disponibilizou milhões de doses para os brasileiros. O desejo de vários auxiliares é que Bolsonaro acabe cedendo, e seja apresentado como um dos últimos brasileiros que tomou a vacina, num sacrifício em nome do povo.

A FRASE
“O paradoxo dos nossos tempos é que temos edifícios mais altos e pavios mais curtos; estradas mais largas e pontos de vista mais estreitos.” (George Carlin, escritor e dramaturgo norte-americano)