PENEIRA FINA - 28.07.21

Coluna – Quarta-feira

PENEIRA FINA - 28.07.21

MEDALHA DE...

A novidade do pódio semestral do Legislativo, agradou alguns e lógico, já desagradou outros. Uma leitora entrou em contato com a coluna, discordando dos últimos colocados, dizendo que um deles realiza um excelente trabalho com a comunidade. Vale ressaltar, que a avaliação dos nobres edis está sendo no momento, por números apresentados e a importância de cada item. De nada adianta o vereador, realizar 500 indicações e apresentar apenas um projeto de lei. Terá um número alto de proposições, mas nada que pode ser efetivo como um P.L. aprovado (às vezes...)

PONTUAÇÃO

Outro leitor questionou se os projetos de lei aprovados pela Câmara, mas que tiveram seus efeitos suspensos com uma ADIN - Ação Direta de Inconstitucionalidade, iriam contar pontos ao nobre edil. A resposta é simples: positivo, pois se foi aprovada no plenário, entra no sistema da Câmara. A ADIN seria um desdobramento da aprovação da lei.

PRESSA

Ontem, os primeiros resultados já eram discutidos nas rodas de conversa, na “esquina do pecado”. Outros, apressadinhos, já queriam saber o resultado geral. Muita calma e canja de galinha nesse momento, pois hoje ficamos sabendo o resultado de mais duas colocações.

10º COLOCADO

Continuando o nosso pódio do Legislativo, na décima colocação ficou a vereadora Ivânia Soldati (Republicanos), considerada a grande surpresa da última eleição, sendo a mais votada com 2.087 votos. Ivânia apresentou dois projetos de lei e 28 requerimentos, além de cinco moções. Se apenas o item de Indicações contasse pontos, ela seria a campeã, pois fez até agora 241, perfazendo um total de 276 proposições apresentadas. Soldati é protetora de animais e recentemente teve uma disputa de ‘queda de braço’ com o ex-diretor da agricultura, Rodriguinho da Feira, que acabou pedindo a exoneração do cargo. Ponto para Ivânia.

09º COLOCADO

Na nona colocação, outro vereador Republicano, César Patrick. Marinheiro de primeira viagem, Patrick apresentou três projetos de lei e 25 requerimentos, além de duas moções e 14 indicações, tendo um total de 44 proposições. César já se declarou bolsonarista e no primeiro semestre, teve uma discussão com uma jornalista, via rede social, quando realizou uma visita ao UPA. A discussão acabou rendendo boletins de ocorrência para ambos os lados. Em sua campanha para vereança, Patrick dizia ser o responsável pela vinda da loja Havan para Catanduva.

JULGAMENTO

Hoje, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE) recurso movido pelo ex-prefeito de Catanduva, Geraldo Vinholi (PSDB), e pela Iapemesp – Instituto Americano de Pesquisa, Medicina e Saúde Pública, que busca reformar a sentença que considerou irregular a prestação de contas sobre repasses feitos à instituição. A 24ª sessão ordinária do tribunal pleno será realizada a partir das 10 horas, por meio de plataforma para videoconferência.

INSCRIÇÕES PARA ELEIÇÃO

O Conselho Municipal de Saúde de Catanduva realiza nesta quarta-feira mais uma reunião ordinária, a partir das 18:00 horas. Entre os itens da Ordem do Dia, consta a abertura de inscrições para o cargo da Mesa Diretora do CMS, para Presidente, pelo motivo da saída do conselheiro Carlos José Dezuani Júnior. Também será discutido e votado, a convocação para a reunião extraordinária, para a eleição que se realizará no dia 16 de agosto de 2021.

BECK VOLTA AO CONSELHO

E falando em Conselho Municipal de Saúde, nesta semana a Prefeitura publicou o Decreto nº 8.087, substituindo membros do CMS. Júnior Dezuani, que era representante da ACE – Associação Comercial e Industrial de Catanduva, dá lugar ao advogado e ex-vereador André Beck, que retorna ao CMS. A ACE também trocou o suplente, saindo Paulo Henrique Pirolla e entrando em seu lugar, a empresária Ester Leal das Neves Guiaro.

APROVADOS

Os vereadores aprovaram três projetos de lei, em sessões extraordinárias realizadas ontem à tarde. O PL 101/2021 foi aprovado por maioria de votos, 11 a 1, sendo que somente o vereador Marquinhos Ferreira (PT) foi contrário. Justificou o voto dizendo que o PL 101/2021 não contempla os aposentados.

MILAGRE

Na sessão extraordinária de ontem, o vereador Ivan Bernardi (PRTB) quis discutir o projeto de lei, mesmo após encerrada a discussão. O presidente da Câmara, permitiu a exceção, já que ouvir o vereador Ivan falar na Tribuna Carlos Machado é considerado quase um milagre. Bernardi que é um dos três vereadores da gestão passada que conquistaram um novo mandato, comparou as duas ultimas gestões do Legislativo e disse estar vivendo um momento histórico, pelo relacionamento, pelo diálogo entre os edis. Ao Ivan, parabéns. E fica um recado amigo: use mais vezes a tribuna...

CAMPANHA

No último sábado, em Nhandeara, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSDB) não falou sobre política no encontro com prefeitos e aliados. Alckmin, que é médico, focou seu discurso na área da saúde, abordando o tema que envolve a pandemia do coronavírus. Segundo informação da coordenação do evento, liderada pelo prefeito José Adalto Borini, o conhecido Zé do Carneiro (Solidariedade), 30 prefeitos, 15 vice-prefeitos, 74 vereadores e 15 ex-prefeitos compareceram ao evento para dar apoio ao ex-governador.

TROCA

Geraldo Alckmin pretende concorrer ao governo do estado, tendo Márcio França (PSB) como vice e Paulo Skaf (MDB) para o Senado. Alckmin está de mala pronta para se filiar ao PSD. Skaf também deverá sair do MDB e se filiar provavelmente ao DEM para disputar a vaga no Senado.

A FRASE

"Só pessoas boas têm amigos. Pessoas desonestas têm cúmplices" (Étienne de La Boétie, filósofo francês)