PENEIRA FINA - 25.07.21

COLUNA - Domingo

PENEIRA FINA - 25.07.21

CURSO PARA PINGUIM

Para quem ama o frio, uma excelente notícia: ele vai ficar mais intenso nesta semana que se inicia. Já quem não gosta pode preparar o edredom e o agasalho para tentar amenizar o frio. Uma nova massa de ar polar vai chegar ao Brasil na próxima quarta-feira, dia 28, trazendo neve para região Sul e muito frio, acompanhado de geada, para as regiões Sudeste e Centro-Oeste do país. Em Catanduva, segundo dados do site Climatempo, a mínima na quinta-feira, poderá ser de sete graus e na sexta, dia 30, poderemos ter a temperatura mínima chegando a 0º. Literalmente, vamos entrar numa gelada...

MARKETING

Nos anos 90, um grupo de rock brasileiro chamado Engenheiros do Hawai lançou uma música dizendo que “o Papa é pop”. Se fossemos analisar a situação atual em Catanduva, podemos dizer que o padre é pop, midiático ou simplesmente marketeiro, seguindo o estilo Dória. Se bobear, padre Osvaldo divulga sua participação até em campeonato de bolinha de gude. Como diria o slogan de uma antiga revista brasileira: aconteceu, virou manchete...

CADÊ A GRANA

Existe uma diferença enorme entre divulgar o ganho de verbas para o município e o dinheiro que já está na conta. Quando se fala, com boca cheia, que a cidade ganhou tantos milhões de reais, a pergunta que não quer calar: cadê o dinheiro? Já está na conta? Teve político que usou a verba conquistada como propaganda, por mais de duas eleições e com um pequeno detalhe: a verba não veio e a obra não foi realizada. Vergonha!

CLANDESTINAS

As festas clandestinas continuam ocorrendo nos finais de semana. O que mudou foi o local. Para evitar a fiscalização intensiva da Guarda Municipal e da Vigilância Sanitária de Catanduva e escapar das pesadas multas impostas por decreto, os organizadores estão optando por realizar os eventos em chácaras nas cidades vizinhas, como Catiguá e Pindorama. O local da festa só é divulgado para quem comprou o convite, uma hora antes, por meio de aplicativo de mensagem.

PIZZA AMIGA

Os voluntários do Focinhos Amigos de Catanduva (FAC) estão realizando a venda de pizzas, cujo valor arrecadado será revertido em prol dos animais resgatados pelo grupo. Os interessados poderão escolher entre quatro sabores com opções doces e salgadas, podendo ser meio a meio: presunto e queijo, três queijos, calabresa e broto de chocolate. O valor da pizza doce é R$ 25 e a salgada R$ 30. As vendas acontecem de forma on-line e os pedidos devem ser feitos com antecedência, pela página do Facebook do grupo ou pelo Instagram @facfocinhosamigos. A entrega será na próxima quarta-feira, dia 28. Ajudar faz bem, e neste caso, será uma delícia.

EM CAMPANHA

Conforme noticiamos ontem aqui no Peneira Fina, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) estará amanhã em Palmares Paulista inaugurando um conjunto habitacional. Leitores questionaram o porque de não ser o governador João Dória (PSDB). O motivo é simples: Garcia está em plena campanha para o Governo do Estado, inaugurando até pista de carrinho rolimã. Depois de sair do seu antigo partido, o DEM, e pousar no ninho tucano, o vice-governador já se inscreveu nas prévias estaduais, e aguarda a decisão de Geraldo Alckmin, se vai disputar a eleição interna do partido ou faz a revoada para o PSD, do ex-ministro Gilberto Kassab.

NOVAS PALAVRAS

A Academia Brasileira de Letras (ABL) lançou, nesta semana, a sexta edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (Volp), que não era atualizado desde 2009. Foram incluídas mil entradas novas, levando o total de entradas no Volp a 382 mil. É possível consultar a grafia delas on-line.

NO DICIONÁRIO

A Academia Brasileira de Letras acrescentou palavras como "feminicídio", "sororidade", "negacionismo" e "pós-verdade", além de "crossfit", "pós-verdade" e outras relacionadas à pandemia de Covid-19, como "home office", "lockdown" e o próprio nome da doença, grafado com letra minúscula ("covid-19") pela Academia.

TRISTE

Desde o começo da pandemia, mais de quatro milhões de pessoas já morreram de Covid-19. No Brasil, o segundo país em número total de mortes, são mais de 540 mil. E ainda tem gente que insiste em não tomar a vacina, ou considerar-se uma pessoa que tem um escudo com super poderes

PÓS COVID

Estudos mostram que mesmo pacientes recuperados da Covid sofrem com os chamados sintomas persistentes da doença. Em média, 73% das pessoas que tiveram Covid-19 relataram algum desses sintomas. Pouco mais de um terço dos recuperados agoniza com falta de ar por semanas, 40% têm fadiga ou exaustão, 30%, problemas para dormir, e 20%, perda de cabelo. Depois de se recuperar da Covid-19, o risco de morte aumenta até oito vezes comparado ao de alguém que não teve a doença.

A FRASE

“Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo, um ponto de partida para um novo avançar.” (Cecília Meireles, poetisa e escritora)