PENEIRA FINA - 23.07.21

COLUNA – Sexta-feira

PENEIRA FINA - 23.07.21

MILHÃO
De acordo com o Diário Oficial de quarta-feira, foi publicado um extrato de homologação para contratação de pessoa jurídica especializada para execução de pavimentação asfáltica, guias, sarjetas, recapeamento asfáltico e sinalização viária em diversas ruas da cidade, conforme especificações constantes no edital. A firma ganhadora foi a JTR Construções e Terraplanagem, no valor total de R$ 1.354.946,37.

REUNIÃO
Na manhã da última quarta-feira, foi realizada uma reunião entre membros do Executivo, Legislativo e Sindicato dos Funcionários e Servidores Públicos Municipais de Catanduva (Simcat), representado pelo presidente Roberto de Souza. Na ocasião foi adiada a sessão extraordinária, conforme noticiamos ontem, onde seria votada o Projeto de Lei Complementar PLC 16/2021 que altera a Lei 127/99 no artigo que trata a contribuição previdenciária compulsória dos servidores, ativos, inativos e pensionistas da Prefeitura Municipal de Catanduva, de suas Autarquias e da Câmara Municipal de Catanduva

CARTÃO ALIMENTAÇÃO
O que acabou sendo acertado na reunião, que o aumento da contribuição será compensado com um aumento dado ao cartão alimentação do funcionalismo público municipal. Segundo interlocutores, Executivo, Legislativo, Simcat e até mesmo a direção do IPMC, ficaram satisfeitos com o resultado que será sacramentado com o envio do projeto modificado para a Casa de Leis.

CONVOCAÇÃO
O presidente da Câmara, vereador Gleison Begalli (PDT) já convocou os parlamentares para uma nova sessão extraordinária, que está marcada para o dia 27 de julho, próxima terça-feira, a partir das 15:00hs, onde os projetos retornam a pauta legislativa.

TIC TAC
O antigo relógio da Estação Cultura, localizado na plataforma de embarque, que antes servia para os passageiros não perderem o trem, está com problemas, ou simplesmente, atrasado por volta de quatro horas do horário normal. Segundo membros da Secretaria da Cultura, já foi solicitado que o mesmo seja reparado.

DIGA XIS
A catanduvense Maju Malavaes participará do 7° Brasília Photo Show, considerado o maior festival de fotografia da América Latina. Suas fotos estão concorrendo nas categorias Fotomontagem e Arquitetura e o local fotografado por Maju foi a Igreja Matriz de São Domingos. Em Catanduva, no passado, já tivemos alguns concursos fotográficos realizados na Estação Cultura e também pela Fundação Padre Albino, que teve várias edições, com boas premiações nas categorias. Fica a sugestão: a volta destes concursos, para despertar ainda mais, o fotógrafo amador que existe dentro de cada um.

CHURRASQUINHO
Segundo dados compilados pela Abiec - Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes -, os brasileiros estão trocando a carne bovina por proteínas mais baratas. O consumo de carne caiu 5% no ano passado, para 36 kg por pessoa. É o menor nível desde 2008, sendo o quarto ano seguido de queda.

CISCANDO
O consumo de ovos (251 unidades per capita) saltou 9% em 2020. O de frango subiu 7%, para 45 kg por pessoa. Os números são da ABPA - Associação Brasileira da Proteína Animal.

ABERTURA
Hoje será realizada a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Tóquio e o Brasil será representado por apenas três pessoas. A decisão foi tomada pela cúpula do Comitê Olímpico do Brasil (COB). Só vão desfilar no Estádio Olímpico de Tóquio o casal de porta-bandeiras: a medalhista olímpica Ketleyn Quadros, do judô, e o levantador de vôlei Bruninho, que jogou as últimas três finais olímpicas e foi ouro no Rio. Além deles, desfila o chefe de missão, Marco La Porta.

SÓ EM 2032
Ainda tá longe, mas Brisbane, na Austrália, vai ser o palco das Olimpíadas e das Paralimpíadas de 2032. Depois de uma votação na 138ª Sessão, em Tóquio, o Comitê Olímpico Internacional (COI) anunciou na última quarta-feira, a cidade australiana como futura sede dos Jogos Olímpicos, sucedendo Paris 2024 e Los Angeles 2028. Agora, um pequeno detalhe: Brisbane era candidata única na eleição. Dos 80 votos possíveis, 77 foram votos válidos e 3 foram abstenções. A cidade australiana recebeu 72 votos, confirmando a vaga. Trocando em miúdos: ela só perderia para os brancos e nulos...

A FRASE
“Os inimigos nem sempre são maus, pois suas críticas negativas nos animam e nos desafiam a provar o quanto somos capazes” (Paulo Coelho, escritor)