PENEIRA FINA - 22.07.21

COLUNA – Quinta-feira

PENEIRA FINA - 22.07.21

EXTRAORDINÁRIA ADIADA
A sessão extraordinária que seria realizada na tarde de ontem foi adiada a pedido da própria Prefeitura, que através de ofício solicitou a retirada do projeto de lei complementar 016/21. Segundo informações de bastidores, o P.L.C. deverá receber uma modificação, e uma nova sessão extraordinária será solicitada para a próxima semana.

SUSPENSÃO DE LINHAS
A Viação Luwasa solicitou à Artesp - Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo - a paralisação temporária pelo prazo de 365 dias de três linhas intermunicipais suburbanas das quais é permissionária. As três linhas são: Catanduva-Ibitinga, Catanduva-Novo Horizonte e Catanduva-Cajobi. Os avisos foram publicados pela Artesp na edição da última terça-feira do Diário Oficial, 20 de julho de 2021, e todos ressaltam que durante o prazo de 15 dias, a Artesp receberá impugnações, reclamações, sugestões e novas propostas relacionadas com os pedidos da Luwasa.

MENOS UM
O que foi considerado uma excelente idéia, teve a duração de um mês apenas. A Prefeitura de Catanduva decidiu encerrar as atividades do ponto de vacinação instalado na escola municipal Prof.ª Luzia Aparecida Sestito Gradella, no bairro Nova Catanduva. A decisão levou em conta a flexibilização das medidas restritivas, a retomada do serviço de transporte coletivo e a previsão do retorno das atividades escolares no dia 2 de agosto.

SUGESTÃO
Mas poderia ser dada continuidade a idéia, como exemplo, levando o ponto de vacinação para a USF Dr. Carlos Roberto Surian, que fica na rua Pitanga, no Nova Catanduva ou no USF Dr. Athos Procópio de Oliveira, localizado no Jardim Imperial.

MELHORIAS
O presidente da Câmara, vereador Gleison Begalli (PDT) está solicitando ao prefeito Padre Osvaldo (PSDB), junto a Secretaria de Meio Ambiente, para que seja dada a devida limpeza, roçagem, poda de árvores, eliminação de formigueiros, limpeza da pista de caminhada, limpeza do mato dentro da quadra de areia e canteiros, restauração da iluminação noturna do Parque dos Ipês.

MELHORIAS - II
Segundo o parlamentar, o local em questão encontra-se com muita sujeira, mato alto, árvores com ausência de poda e presença de formigueiros. A quadra de areia do respectivo complexo esportivo também está com mato, inclusive nos canteiros e a pista de caminhada encontra-se suja. Também chamou a atenção do edil a baixa iluminação para realização de atividades físicas após as 18 horas. Depois de ver a lista de pedidos, alguém pode dizer: só isso?!?!?!

VANIR BRAZ
Faleceu ontem à tarde, o empresário e ex-vereador de Catanduva, Vanir Martinho Braz, 82 anos. O comerciante também foi presidente da Apae Catanduva e teve dois mandatos na Câmara Municipal, de 2005 a 2008 e 2009 a 2012. Sentimentos a toda família.

HOSPITAL VETERINÁRIO
Os defensores de animais vão ficar contentes em saber da futura construção de um Hospital Veterinário em..... Rio Preto. A Secretaria Estadual de Saúde confirmou nesta semana que Rio Preto será contemplado com um Hospital Veterinário através do Projeto Meu Pet. O Projeto Meu Pet foi anunciado em novembro de 2019 e a primeira cidade a ser contemplada com o Hospital Veterinário foi Araçatuba e depois Votuporanga. Nessas duas cidades as obras já começaram e devem ser entregues até o final deste ano

PROPAGANDA JURÍDICA
O conselho federal da OAB aprovou uma mudança histórica, definindo novas regras de publicidade e ampliando as possibilidades de marketing jurídico, incluindo sites e redes sociais. Finalmente parece que a o Conselho da OAB resolveu fazer um “upgrade”...

ESTUFA
Estudo do banco Credit Suisse revela que a produção de alimentos responde por 20% das emissões de gases de efeito estufa em todo o mundo, além de 90% do consumo de água potável.

EDUCAÇÃO
O governo de São Paulo anunciou nesta semana que o ensino médio terá uma aula a mais por dia. Será implementada gradativamente a partir de 2022. Também foi anunciado investimentos de R$ 303,5 milhões para o ensino médio do estado de São Paulo, além da contratação de até 10 mil professores.

MAIS AULA
Atualmente, os alunos do ensino médio no período diurno têm 35 aulas semanais (sete por dia) e passarão a ter 40 aulas semanais (oito por dia); no noturno, são 25 aulas semanais, e passarão a ter 33 aulas semanais (aumentando em 8 aulas a carga geral). A mudança será gradual: os alunos do segundo ano do ensino médio terão uma aula a mais por dia já a partir do próximo ano e o terceiro ano passará a ter oito aulas por dia em 2023.

CHAMADA
As aulas presenciais não serão obrigatórias em agosto. Em setembro, cada escola pode reavaliar essa definição.

A FRASE
“Chega um tempo na vida que a gente aprende que ninguém nos decepciona, nós que colocamos expectativa demais sobre as pessoas. Cada um é o que é e oferece aquilo que tem para oferecer...” (Autor Anônimo)