PENEIRA FINA - 20.07.2021

COLUNA - Terça-feira

PENEIRA FINA - 20.07.2021

BRASÍLIA
Quem “#parte” nesta terça-feira para Brasília, é o prefeito padre Osvaldo, levando junto a secretária de Educação, Cláudia Cosmo. O prefeito irá visitar alguns ministérios, com ênfase no Ministério da Educação. A expectativa de uma conversa com o pastor e ministro da pasta, Milton Ribeiro é quase nula, devendo ser atendido pelos assessores diretos.

PIRES NA MÃO
Como pedir, nunca é demais, a comitiva catanduvense também vai bater na porta de alguns gabinetes dos deputados, levando uma “listinha” de pedidos nos ministérios e na Câmara Federal. O retorno está previsto para quinta-feira, com a perspectiva de boas notícias e possibilidade de boas verbas para a Cidade Feitiço.

ECONÔMICO
Quando se fala que o político vai a Brasília, algo que vem a mente, é o quanto foi gasto de passagem de avião, afinal o vôo encurta as distâncias. Mas parece que padre Osvaldo não se importa em viajar de carro por cerca de nove horas, os 765 quilômetros que separam Catanduva de Brasília. E bateu o martelo: a comitiva catanduvense vai de carro mesmo.

PIADINHA
Se algum ateu viajar nove horas de carro com padre Osvaldo, com certeza, ao chegar no destino, vai estar convertido...

SUJEIRA CATANDUVENSE
Os moradores de Catanduva sofrem com a sujeira alheia. Se não bastasse a fagulha de cana, com aquelas “centelhas pretas” caindo nas varandas, quintais e telhados das casas, agora a cidade tem o pó amarelo da empresa Brumau, que atua no comércio de óleos vegetais. A reclamação dos moradores próximo ao local foi motivo de uma vídeo-reportagem na página do jornal O Regional no Facebook e matéria aqui neste matutino.

FRIO
O catanduvense teve que tirar o agasalho do guarda-roupa na manhã de ontem. Segundo a Defesa Civil, uma massa de ar frio avança em todo o território paulista e provoca frio intenso até amanhã. Nesta semana, os termômetros variam de 6ºC a 10ºC, na temperatura mínima. Alguém aceita um chocolate quente?

GRAVAÇÃO DO ROCK FEST
No último domingo, dia 18, foi realizado no palco do Teatro Municipal, a gravação de diversos shows que farão parte da sexta edição do Rock Fest Catanduva 2021. Neste ano, o evento aconteceu on-line (gravado e editado) e irá ao ar no dia 31 de Julho, a partir das 15:00 horas, pela página no YouTube, da Secretaria de Cultura de Catanduva. Para quem curte o bom e velho rock and roll, fica a dica de uma boa opção.

ALIMENTO
Divulgado pelo O Regional no último final de semana, o prefeito Padre Osvaldo sancionou e promulgou a lei nº 6.188/21 que instituiu o Programa de Educação Alimentar nas escolas municipais de Catanduva. O projeto foi apresentado primeiramente pelo vereador Alan Figueiredo, mas por correr risco de iniciativa (o mesmo teria que partir do Executivo), foi feito um acordo da retirada do projeto pelo edil e o mesmo foi apresentado pelo prefeito, sendo aprovado na Câmara. Além de estimular a alimentação adequada e saudável aos alunos, a norma autoriza que docentes e demais profissionais da educação compartilhem da alimentação com os alunos, restrito até então.

SEMELHANÇAS
Vale lembrar que em maio de 2018, foi aprovado o projeto de lei n° 016/2018, que instituía o Programa “Na Mesma Mesa”, de autoria do vereador André Beck. O propósito do Programa era promover hábitos alimentares saudáveis nas escolas municipais de educação infantil e ensino fundamental, a partir de uma interação mais próxima entre alunos e professores no momento da refeição. Em 2019, um outro programa semelhante foi apresentado pelo ex-vereador Benedito Alexandre Pereira, o Ditinho Muleta. Ambos os projetos foram aprovados pelo Legislativo, mas suspensos pelo Tribunal de Justiça após Ação Direta de Inconstitucionalidade impetrada pela Prefeitura de Catanduva.

ANUAL
O governo do estado de São Paulo disse que vai iniciar o ciclo de vacinação anual contra o coronavírus a partir do dia 17 de janeiro de 2022, assim como já acontece com o vírus H1N1, da gripe. O anúncio foi realizado ontem pelo secretário estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, durante a entrega de mais um lote da vacina CoronaVac pelo Instituto Butantan ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde.

A FRASE
“Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso ou pessoas fracassadas. O que existe são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem deles.” (Augusto Cury, escritor)