PENEIRA FINA - 05/08/2021

Coluna - Quinta-feira

PENEIRA FINA - 05/08/2021

MAIS UMA
No intuito de ajudar as autoridades competentes a limpar a poluição visual de nossa cidade, deixamos hoje mais uma dica de uma placa de obra do Governo do Estado, da Prefeitura de Catanduva e da construtora BGL, sobre o recape asfáltico nas ruas Acre e Ilhéus. A obra que teve início previsto em novembro do ano passado, teria a duração de 60 dias, mas depois de seis meses do término previsto, a placa continua lá “firme e forte” nas esquinas da rua América com a rua Acre.

ALBERGUE OU BANHEIRO?
Um vídeo divulgado ontem nos aplicativos de mensagens e que está postado na página de O Regional no Facebook, mostra que o “novo” banheiro da Praça da República está sendo usado para... descanso. Nas imagens, observa-se um homem deitado, sem camisa, no chão do banheiro. Agora a perguntinha básica: cadê o responsável pelo banheiro?. Leia aqui e confira lá!

FUGINDO DA SEGUNDA DOSE
Matéria de hoje publicada em O Regional, mostra que cerca de 700 catanduvenses ainda não retornaram aos locais de vacinação para tomar a segunda dose da vacina. Fica a questão: que nome se dá a isso? Mas para aqueles que ainda tem dúvida ou acha que não precisa da segunda dose, dá uma olhadinha no tópico abaixo...

PESQUISA ESCLARECE
A importância de completar o esquema de vacinação com a aplicação da segunda dose contra o Covid-19, foi comprovada e detalhada em um artigo científico publicado na conceituada revista Nature Medicine a partir de uma pesquisa realizada no Reino Unido. O estudo mostra que após 21 dias da aplicação da primeira dose a redução de novas infecções pelo coronavírus foi de 61 a 66%. Já quando os participantes da pesquisa haviam recebido a segunda dose, esse índice subia para 79 a 80%. O artigo diz que, no geral, percebe-se que a vacina contra Covid é efetiva na redução do número de infecções por SARS-CoV-2, com grandes benefícios alcançados após a segunda dose. Entendeu agora ou precisamos desenhar?

FEIRA
Para quem gosta de produtos naturais e frescos, hoje, a partir das 16:30 horas tem Feira Itinerante na Praça do Idoso, localizada na rua XV de Novembro com a rua América. Os feirantes são produtores rurais de Catanduva e região e o evento vai até às 21:30 horas.

DE VOLTA
O jornalista Tiago Lotto, após passar pelas Câmaras Municipais de Birigui e Araçatuba, e também cuidar da comunicação da Prefeitura de Birigui, agora aporta novamente aqui na Cidade Feitiço, sendo o mais novo assessor contratado, no gabinete da vereadora Ivânia Soldatti.

DATENA PRESIDENTE?
O apresentador José Luiz Datena reafirmou nesta semana que é pré-candidato à presidência da República pelo PSL. Durante o programa "Brasil Urgente", da Band, Datena abordou o tema para negar notícias de que pode ser vice de Ciro Gomes (PDT) ou de Jair Bolsonaro (sem partido). Em julho, Datena já havia anunciado o plano de concorrer à chefia do Executivo nacional. O apresentador manifestou interesse em concorrer à prefeitura e à vice-prefeitura de São Paulo em 2020, mas acabou desistindo.

BRIGA DAS VACINAS
O Ministério da Saúde disponibilizou nesta semana a São Paulo um número de doses 50% menor do que o estado teria direito. A acusação está sendo feita pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e pela Secretaria de Saúde de SP, que enviou um ofício à pasta para reclamar e pedir que a entrega seja normalizada. Caso isso não ocorra, Doria não conseguirá cumprir o calendário já anunciado, que prevê o início da vacinação de adolescentes no dia 18. Eles só podem tomar o imunizante da Pfizer, o único testado até agora na faixa abaixo dos 18 anos.

A FRASE
“Há pessoas que choram por saber que as rosas têm espinho. Há outras que sorriem por saber que os espinhos têm rosas!” (Machado de Assis, escritor)