PENEIRA FINA - 24.07.21

COLUNA – Sábado

PENEIRA FINA  - 24.07.21

CRÍTICAS AO PREFEITO
O empresário e candidato derrotado a prefeito nas últimas eleições, Ricardo Rebelato (PP) esteve ontem nos estúdios da Vox FM, participando do programa Conecta e criticou a gestão do prefeito padre Osvaldo (PSDB) dizendo que a mesma “está vinculada a uma situação ao governo de João Dória e a situação política dos Vinholi. O governo de Catanduva não consegue fazer uma gestão própria, ele segue o que é destinado pelo grupo”.

NA COLA
Ricardo Rebelato também criticou a ida de padre Osvaldo à Brasília e a sua visita ao gabinete do Deputado Federal Fausto Pinato, presidente estadual do PP. “O padre foi em ‘portas abertas’, pois eu já venho trabalhando por nossa cidade e esse deputado já empenha recursos para Catanduva, destinando verbas para a nossa saúde e um trator para o Meio-Ambiente. Ele deveria ter ido em outras portas, procurado mais verbas para o município”. No Facebook, o empresário postou a seguinte mensagem: “Padre, busque novas portas, novos contatos, não utilize das portas que foram abertas através da minha pessoa, onde estamos colhendo frutos para nossa cidade.”

SEM AVISAR
Na entrevista para os jornalistas da Vox FM, Rebelato mostrou uma certa mágoa com o prefeito. “Sou presidente do PP em Catanduva e participo de uma cúpula regional, e considero que o padre deveria ter me comunicado, perguntando pra mim, o que já havia sido pleiteado para a nossa cidade. Poderíamos trabalhar em conjunto.” Após a visita, o empresário foi comunicado da passagem do padre pelo gabinete de Pinato.

PRÉ-CANDIDATO
Além de reforçar o apoio ao presidente Jair Bolsonaro, o empresário Ricardo Rebelato frisou que tem pretensão em participar das eleições do ano que vem. “O que surgir de vaga, e atendendo ao chamado do partido, estarei a disposição. Estamos em análise para decidir se saímos a deputado estadual ou federal”, disse o agora pré-candidato a deputado.

FEDERAL
Mas a conversa na “esquina do pecado, aquela no “pé de ouvido”, diz que Rebelato deverá sair pré-candidato a deputado federal, fazendo dobradinha com o deputado estadual Delegado Olim, atual líder do partido na Assembleia Legislativa. Dr. Sinval Malheiros que coloque as “barbas de molho”....

VICE-GOVERNADOR
O vice-governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, estará em Palmares Paulista na próxima segunda-feira (26) para a entrega de 190 unidades residenciais da CDHU. A cerimônia de inauguração do Conjunto Habitacional Benedito Sant’Anna será no local (Rua Projetada, número 7), a partir das 9 horas. Ao todo, 20 famílias foram convocadas pela CDHU para comparecer ao evento, representando as demais que receberam os imóveis. A entrega das chaves para duas famílias será feita em conjunto com o prefeito Lucas Assumção. Ele também visitará uma das casas.

HOMOFOBIA?
Nesta semana o vereador da vizinha cidade de Rio Preto, Anderson Branco (PL) fez uma publicação em seu perfil do Instragram em que mostra uma garra negra (simbolizando o demônio) e com as cores que representam a comunidade LGBTQIA+ tentando agarrar uma família, mas é impedida por uma mão humana. A imagem também leva a frase “Na minha família não”. A publicação rendeu uma enxurrada de críticas de indignação nas redes sociais.

RETRATAÇÃO
Em uma nota de esclarecimento e retratação o edil rio-pretense que também é presidente da Comissão de Defesa da Cidadania e Direitos Humanos, frisou que quando realiza postagens de cunho notadamente religioso no perfil não o faz na condição de parlamentar, mas sim de praticante da fé. Também fala que em nenhum momento teve o intuito de incitar a discriminação, estimular hostilidade ou provocar a violência física ou moral contra qualquer pessoa.

TÁ LASCADO!
As denúncias recebidas pela Ouvidora da Câmara de Rio Preto, sobre as postagens em mídias sociais realizadas pelo vereador Anderson Branco foram encaminhadas ao Conselho de Ética. Os denunciantes apontam conteúdo homofóbico e racista e cobram providências. O Conselho irá analisar as denúncias. O caso chegou até a Comissão de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero da OAB de Rio Preto, que encaminhou uma representação por crime de ódio contra o vereador ao Ministério Público.

ALFABETO JAPONÊS
Leitor enviando pergunta a esta coluna: por que a delegação do Brasil foi a 152ª a desfilar na cerimônia de abertura das Olimpíadas de Tóquio, de um total de 205 países? E Peneira Fina responde: A sequência de entrada segue a lógica do alfabeto do país sede, no caso, o Japão. E no país do sol nascente, há um modo de reproduzir em forma escrita as sílabas fonéticas chamada hiragana. O ordenamento começa com as vogais (na sequência a, i, u, e, o) e depois as consoantes. Há uma ordem entre as consoantes, que segue com k, g, s, z, t, d, n, h, b, p, m, y, r, w. Tá explicado!

A FRASE
“Permita a você uma segunda chance. Não é porque você caiu que você deve continuar no chão?” (Demi Lovato, cantora)