PENEIRA FINA – 30/07/2021

COLUNA– Sexta-feira

PENEIRA FINA – 30/07/2021

CENTRO COVID FECHA
Na reunião do Conselho Municipal de Saúde realizada na última quarta-feira, foi incluída na pauta, para ser votada pelos conselheiros, a redistribuição dos atendimentos e exames da Central Covid, (na Estação Cultura) para as Unidades Básicas de Saúde (postinhos nos bairros), sendo aprovada por unanimidade. Segundo a secretária de Saúde, Cláudia Monteiro, os recursos são finitos e por isso é necessário esse replanejamento. Ou seja, o Centro Covid da rua Rio de Janeiro, funciona somente até hoje e “zé fini”.

TERMINA, MAS PERMANECE
Em conversa com a coluna, a secretária da Saúde disse que por enquanto não vai se desfazer do Centro Covid. “Vamos manter a estrutura pronta por mais um período, para analisar se haverá demanda futuramente. O Centro foi feito, para poder separar os públicos, enquanto era realizada a vacinação da gripe (Influenza) nos postinhos.” Segundo Cláudia, atualmente a demanda em Catanduva é de no máximo, 15 casos positivos diários.

PROCURA-SE UM PRESIDENTE
Até o dia 06 de agosto, estão abertas as inscrições das eleições para presidente do Conselho Municipal da Saúde. Apenas os conselheiros podem participar. Atualmente existem dois ex-presidentes que fazem parte do CMS: o médico Arthur do Espírito Santo Júnior e o advogado André Luis Beck. As eleições serão realizadas na forma presencial, em uma reunião extraordinária no dia 16 de agosto.

ESPERNEANDO
Já era esperado. Ao que tudo indica tem vereador que não conseguiu ler as regras do nosso pódio legislativo, fazendo postagem nas redes sociais, reclamando de sua colocação. Esse é o direito de espernear. Ora nobre edil, a avaliação do primeiro semestre está sendo baseado em números captados no site oficial da Câmara Municipal e não na atuação política, que será analisada no final do ano. Então, tente colocar no site da Câmara, um novo item nas proposições, aonde possa aparecer suas verbas “conquistadas”. Como perguntar não ofende: o dinheiro já está na conta da prefeitura???

06º COLOCADO
O sexto colocado no pódio legislativo seria o campeão, se contasse apenas o total de proposições: 328. Mas o vereador Carlos Alexandre Batista dos Santos (PSDB), o conhecido Gordo do Restaurante, ocupa a posição seis, pois apresentou sete projetos de lei, além de 191 requerimentos, 123 indicações e sete moções. O edil (único da casa de leis, a usar uma camisa que o identifica como vereador) ou sua assessoria, comete uma falha: muitos requerimentos formulados, na verdade seriam apenas indicações. Recentemente fez um desabafo, sobre as críticas que recebeu de internautas.

05º COLOCADO
Veterano na Câmara de Catanduva, o vereador Luís Pereira (PSDB) que está em seu sétimo mandato, ocupa a quinta colocação, por ter apresentado no primeiro semestre deste ano, seis projetos de lei, um projeto de lei complementar, um projeto de Decreto Legislativo e um projeto de Resolução, totalizando nove projetos. Pereira, que também é ex-presidente da Câmara, realizou 29 requerimentos, 15 indicações e oito moções, em um total de 61 proposições.. O vereador, que sempre se apresenta com impecáveis paletós, já teve sua barba comparada ao jornalista William Bonner.

VACINA
Um recado que é sempre importante: a partir de hoje, os nascidos em 1992 e 1993 podem preparar os bracinhos, pois no cronograma da Secretaria da Saúde, estão aptos a tomarem a primeira dose da vacina contra o Covid-19. A vacinação é das 08:00 às 16:00 horas e tem os seguintes locais: drive-thru do aeroporto e recinto de exposições, Instituto Federal e na secretaria municipal da saúde na rua Pará. As pessoas que tem 29 e 28 anos devem levar documento de identificação com foto, CPF e comprovantes de residência atualizado.

EDÍCULAS
Os proprietários de chácaras e edículas participaram na última quinta-feira de uma reunião com o prefeito, chefe de gabinete e vereador, solicitando a abertura dos imóveis, mesmo com restrições, já que atualmente estão proibidos na atual fase. Após a reunião, os proprietários saíram com alguma esperança: o Jurídico da prefeitura deve analisar a possibilidade do prefeito fazer um novo decreto, a partir de 02 de agosto, onde as edículas poderão funcionar com até 20% da capacidade.

ATÉ MEIA NOITE
O governo de São Paulo anunciou nesta semana, mudanças nas regras da quarentena em todo o estado. Os estabelecimentos podem abrir com capacidade de 80% (antes era 60%) e entre as 06:00 horas e a meia-noite (antes era até 23:00 horas) a partir do dia 1° de agosto. A nova regra tem validade até 16 de agosto. O toque de recolher deixa de existir.

SEM LIMITE
A partir do dia 17 de agosto não haverá mais limite de capacidade. O uso de máscara continua obrigatório em espaços públicos, o distanciamento de pelo menos um metro entre as pessoas também permanece, além da disponibilidade de álcool em gel.

A FRASE
“Perder tempo em aprender coisas que não interessam, priva-nos de descobrir coisas interessantes.” (Carlos Drumond de Andrade, poeta e escritor)