PENEIRA FINA – 25/12/2021

Coluna – SÁBADO

PENEIRA FINA – 25/12/2021

ENTÃO É NATAL....

A famosa música da cantora Simone (não confundir com as irmãs-dupla sertaneja) é uma versão do clássico Happy Xmas (War Is Over) do ex-beatle John Lennon, e ficou “enraizada” na mente do brasileiro, com o eterno refrão: “Então é Natal, e o que você fez?”. Para nós, Natal é um momento de observar, de envolver e deixar-se envolver, de sentir as pessoas que estão próximas, sentir seus abraços, ouvir suas histórias e aproveitar e agradecer por momentos assim que nos preenchem de quem somos. A todos vocês leitores, o nosso Feliz Natal!

ÁRVORE NATALINA DIFERENTE

Leitora entrou em contato parabenizando os moradores do bairro Pedro Nechar que montaram uma “legítima árvore natalina catanduvense” em homenagem à administração municipal. Usando cartolinas e papel colorido, fizeram os recortes representando as bolas da árvore de Natal, mas com um detalhe pitoresco: cada item representou um problema da cidade: Água Cara, Mato Alto, Falta de Médicos, Falta de Empregos, IPTU Caro, Buracos, Praças Sujas, Sem os Terrenos e Compras Milionárias. As demandas da famosa “Vila Nem” também foram lembradas como Ainda sem Rotatória e Ainda sem a 3ª faixa. Ho Ho Ho....

HORÁRIO DE VELÓRIO

A Prefeitura de Catanduva, através de decreto está regulamentando o horário de funcionamento dos velórios públicos e particulares, que irão funcionar de segunda a domingo, das 6h às 22h. Após esse horário, deverão permanecer fechados. O translado do corpo será de responsabilidade da empresa funerária. No parágrafo segundo diz que o horário de sepultamento será das 7h às 18h, salvo em casos excepcionais, quando será permitido o sepultado fora do horário pré-estabelecido. De uma coisa todos concordam: velórios que ocorrem de madrugada deixam a família enlutada muito mais cansada, aumentando o sofrimento da perda.

MUTTLEY

Foi publicado nesta semana, no Diário Oficial do município, o extrato de contrato nº 65/2021, referente à contratação de pessoa jurídica Sanemix Mundo dos Serviços, especializada na captura e soltura de aves (pombos e outros), no valor global de R$ 15.000,00. O assunto já foi matéria aqui nas páginas de O Regional. Logo após a divulgação, nas redes sociais, o catanduvense postava o seu bom humor, chamando o prefeito de Muttley, famoso personagem dos desenhos de Hanna-Barbera, que junto com Dick Vigarista, caçava o pombo-correio. Pegue o pombo...

VAI PASSARINHO

Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Agricultura de Catanduva, o sistema que será adotado é autorizado pelo Ibama - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, capturando as aves e soltando em uma distância de mais de 50 quilômetros. O processo será acompanhado por um técnico, responsável por analisar a logística do trabalho e assegurar o bem-estar do animal. O jeito é ficar na torcida para que nenhuma ave seja pombo-correio e saiba voltar...

INQUÉRITO DOS POMBOS

Para quem não se lembra, em 2011, o Ministério Público do município, através do promotor na época, Ademir Perez, instaurou inquérito civil para tentar controlar a superpopulação de pombos. O objetivo era diminuir a procriação das aves. Não deu certo. Dizem as más línguas que nenhum pombo compareceu à audiência...

E FEZ-SE A LUZ...

E na véspera de Natal, entre uma compra e outra, nas rodinhas de conversa, causou repercussão a matéria sobre a privatização da manutenção da iluminação pública, com um contrato de suaves 23 anos apenas. Com publicação no Diário Oficial da última quinta-feira, o Executivo abriu consulta pública na internet com intuito de elaborar edital final para a Concorrência Pública que terá como finalidade a contratação de Parceria Público-Privada (PPP), na modalidade de concessão administrativa, para serviços de operação, manutenção, expansão e modernização da rede de iluminação pública. Como o edital ainda será realizado, não existe valor estimado no processo.

CONSULTA E AUDIÊNCIA

Mas o leitor(a) pode estar se perguntando: afinal, para que serve uma Consulta Pública? Segundo a Prefeitura, a consulta pública tem intuito de apresentar informações do projeto e coletar sugestões da sociedade. Ainda está prevista uma Audiência Pública virtual no dia 18 de janeiro de 2022, das 18h às 19h. Os interessados em apresentar questionamentos ou comentários deverão utilizar o e-mail consultapublica@catanduva.sp.gov.br, de forma nominal. As respostas e esclarecimentos serão prestados em até 5 dias úteis. Perguntinha boba: na audiência virtual, não será possível usar o “chat de conversas” para uma interação maior???

VINHO BOLSONARO

O fato a seguir ocorreu na vizinha cidade de São José do Rio Preto. O vereador Anderson Branco (PL) presentou alguns colegas com o vinho que leva o nome do presidente Jair Bolsonaro (PL). O edil, que é “bolsonarista até debaixo da água”, diz que cada garrafa custou R$ 99. Para os que preferem a bebida mais doce, tem o vinho rosé, que leva o nome de Michelle Bolsonaro. Tá ok?!?!?

SHOW EM CATIGUÁ

Anote na sua agenda. Depois da ressaca, amanhã, na vizinha cidade de Catiguá, haverá um evento aberto a toda população. Será o Encontro Sertanejo na Praça, com shows de Vitor e Yago (filhos do Edson da dupla Edson e Hudson), apresentação da cantora Rhaissa Costa e do DJ Paulinho. As apresentações começam às 19 horas, na Praça Santa Isabel.

A FRASE

“O Natal não é um momento nem uma estação, e sim um estado de espírito. Cultivar a paz e a boa vontade, ter misericórdia em abundância, isso, sim, é ter o verdadeiro espírito de Natal.” (John Calvin Coolidge, 30º presidente dos Estados Unidos)