PENEIRA FINA – 24/11/2021

Coluna – QUARTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 24/11/2021

Foto: MÁRCIO COSTA

SUCESSO EMPRESARIAL

Durante todo o dia de ontem foi realizado no salão do Schettini Eventos o 1º Encontro do grupo NACE - Núcleo ACE de Comércio Exterior. O encontro serviu de troca de experiências com o foco de auxiliar os empresários de toda a região no processo de internacionalização dos seus negócios. Segundo o presidente da ACE, Marcos Escobar, “o objetivo é orientá-los, auxiliá-los nos procedimentos, identificar o potencial dos produtos e cumprir trâmites burocráticos.” Empresários de diversos ramos, autoridades e convidados marcaram presença no evento.

CONSUL DA SUÉCIA

No Encontro do NACE, um dos destaques foi a participação de Renato Pacheco Neto, cônsul da Suécia, além de Charles Tang, presidente da Câmara do Comércio e Indústria Brasil/China; Miguel Lujan Paletta, presidente da Câmara de Indústria e Comércio do Mercosul e Américas, João Paulo Paixão, chefe do Escritório Internacional da Dubai Chamber of Commerce & Industry no Brasil; Damaris Eugênia, presidente da CECIEX - Conselho Brasileiro Empresas Comerciais Exportadoras; Higor Sarracini Lima, coordenador de produtos e serviços da Câmara Americana de Comércio de Ribeirão Preto e Fabio Malheiros, especialista em Comércio Exterior.

EMERGENCIAL

O presidente da Comissão Julgadora de Licitações da Câmara Municipal de Catanduva, Reginaldo Floriano Puydinger dos Santos, divulgou comunicado informando a todos os interessados que a Câmara estará recebendo, por dois dias consecutivos, orçamentos visando a contratação emergencial para a contratação de empresa para prestação de serviço de asseio, limpeza e conservação predial, cujo prazo será de 60 dias. O recebimento das propostas teve início ontem. Os interessados deverão encaminhar seus orçamentos através dos e-mails: geral@catanduva.sp.leg.br; eduardocypriano@catanduva.sp.leg.br e puydinger@catanduva.sp.lg.br.

REFIS ATÉ DEZEMBRO

O Programa de Recuperação Fiscal - Refis, para os cidadãos que têm débitos junto ao município e a Superintendência de Água e Esgoto de Catanduva – SAEC poderem negociar e parcelar suas dívidas, prossegue até dia 30 de dezembro. Os descontos são de até 100% de juros e multas no pagamento à vista ou em seis parcelas mensais consecutivas. Entram no parcelamento as dívidas até 31 de dezembro de 2020.

GRADUAL

Com o desconto gradativo, o morador tem condições de escolher a opção que mais se adapta ao seu bolso. Para 12 parcelas, por exemplo, o desconto será de 95%. Para 18 parcelas, 90%, 24 parcelas, 85%, 30 parcelas, 80%, 36 parcelas, 75% de desconto ou até 42 parcelas com 70% de desconto.

PALESTRA E FORMATURA

Amanhã, às 8 horas, os atiradores do Tiro de Guerra 02/012 de Catanduva irão participar de palestra virtual com o comandante Robinson Farinazzo Casal, oficial graduado do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha brasileira. À noite, às 19h30, será realizada no Ginásio do Conjunto Esportivo Anuar Pachá a formatura de encerramento do ano de instrução de 2021. O convite foi feito pelo Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, 1º. Sargento Cleiton Giovani Alves Vianna.

HOMENAGEM

E falando no Comandante Robinson Casal, ele será condecorado com a honraria 'Medalha 14 de Abril', através de Projeto de Decreto Legislativo, realizado pelo presidente da Câmara, vereador Gleison Begalli (PDT) destacando os relevantes serviços prestados à comunidade catanduvense pelo comandante e capitão de fragata. Robinson também é autor do livro 'As Leis de Sucesso dos Pilotos de Guerra', obra com 348 páginas, que enfatiza valores morais, eficiência e prontidão para servir à Pátria da melhor forma possível. Também administra o canal 'Arte da Guerra', com cerca de 300 mil seguidores no Youtube e milhões de visualizações.

PESSIMISTAS

Os brasileiros estão pessimistas com a política de preços e de lucros da estatal Petrobras e seus sucessivos aumentos no gás de cozinha e dos combustíveis impactando nos alimentos, aluguéis, serviços etc. De acordo com levantamento nacional do Paraná Pesquisas, 60,6% dos brasileiros têm a expectativa de preços ainda maiores, no ano de 2022. Somente 20,6% dos entrevistados acreditam em possível diminuição. Foram ouvidas 2.020 brasileiros de 164 municípios, em entrevistas pessoais, entre 16 e 19 de novembro.

FIM DOS PRIVILÉGIOS

O senador Álvaro Dias (Podemos-PR) continua na batalha para que a Câmara paute sua Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o fim do foro privilegiado. A proposta foi aprovada no Senado em 2017 e, só um ano depois, uma comissão especial da Câmara passou a analisar a PEC. De lá para cá, não houve qualquer evolução. Já são 1730 dias, que correspondem a quase 4 anos sem votação da PEC. São 55 mil autoridades beneficiadas pelo privilégio de foro, segundo o senador, nos três níveis de governo.

A FRASE

“A História está repleta de pessoas que, como resultado do medo, ou por ignorância, ou por cobiça de poder, destruíram conhecimentos de imensurável valor que, em verdade, pertenciam a todos nós. Nós não devemos deixar isso acontecer de novo.” (Carl Sagan, astrônomo e cientista)