PENEIRA FINA – 24/09/2021

PENEIRA FINA – 24/09/2021

MANIFESTAÇÃO
Alguns moradores do bairro Pedro Nechar, conhecido carinhosamente como “Nem”, estão se mobilizando para realizar nos próximos dias, na entrada do bairro, uma manifestação contra a demora nas obras da rodovia Alfredo Jorge Abdo. Segundo um morador, figuras políticas como o prefeito padre Osvaldo e o secretário estadual Marco Vinholi serão lembradas, através de faixas. Pela demora no que já foi prometido, então vai ter bolo de aniversário…

OUTDOOR
Repercutiu entre os catanduvenses a notícia divulgada ontem sobre o outdoor #ForaDoria, colocado próximo à rotatória da rua 7 de Setembro. Leitor entrou em contato com a coluna, para dizer que uma placa só é pouca, “deveria ter mais desses espalhados pela cidade.”

ESTATUTO
Não convidem para o mesmo jantar o vereador Mauricio Gouvea e a diretoria da Fundação Padre Albino. O edil, na última sessão ordinária, apresentou requerimento, aprovado por unanimidade, no qual solicita a cópia do Estatuto e todas as alterações da Fundação Padre Albino e de todos os desdobramentos da Fundação. Vai dar pano para a manga...

DEMISSÃO
Funcionários da Unidade de Pronto Atendimento - UPA, que é administrada pela organização social Mahatma Gandhi, estão assustados em virtude do número de demissões que está ocorrendo no local. Já é notada a diminuição do quadro de colaboradores, entre médicos, enfermeiros e auxiliares. A “rádio peão” diz que agora estão aguardando se haverá ajustes nos postinhos de saúde.

MAIS UMA ADIN
Para a tristeza do vereador Gleison Begali (PDT), foi publicado na edição do Diário Oficial de quarta-feira, dia 22, o decreto nº 8.131, suspendendo a eficácia da Lei nº 6.193, de 11 de agosto de 2021, que dispõe sobre o desconto no lançamento de imposto sobre serviços de qualquer natureza fixo e taxa de fiscalização e funcionamento. A suspensão ocorre em virtude da Ação Direta de Inconstitucionalidade nos autos da ADIN nº 2206405-05.2021.8.26.0000, por prazo indeterminado e enquanto perdurar os efeitos da liminar concedida.

ERA UMA VEZ
E para reforçar ainda mais a ADIN e não restar dúvidas, o artigo 2º do decreto informa que “fica, em virtude da determinação do art. 1º deste Decreto, proibida a aplicação, por qualquer Órgão da Administração Direta ou Indireta do Município, das regras contidas na Lei Municipal, a que título for.” Desconto no ISQN e TFF, pode esquecer, “já Elvis”.....

OUTRA ADIN
E o festival de ADINs continua. Agora através do decreto nº 8.135, ficou suspensa a eficácia da Lei nº 6.194, de 11de agosto de 2021, que instituiu o programa Remédio no Município em virtude da Ação Direta de Inconstitucionalidade nos autos da ADIN nº 2205082-62.2021.8.26.0000, também por prazo indeterminado e enquanto prevalecer os efeitos da liminar. A lei tinha por finalidade oferecer à população um sistema descentralizado de retirada de medicamentos. Tinha....

MOÇÃO DE CASTIGO
Na época que usávamos a boa e velha máquina de escrever para redigir os textos, não tínhamos o tal corretor ortográfico. E sem tirar a nossa culpa, cometemos ontem uma falha, ao digitar a palavra Moção com N, e acabou saindo Monção. Ou seja, o que seria um ato político, acabou se transformando em um fato meteorológico. Pedimos desculpas pela falha e o redator da Peneira já foi colocado ajoelhado no milho, tendo que repetir 50 vezes a palavra Moção (e que também não significa que é um rapaz grande).

VENTANIA
Se bem que lá pelos lados da Câmara, a direção dos ventos muda constantemente...

NA BOLSA
Manifestantes do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e da frente Povo Sem Medo invadiram o edifício-sede da Bolsa de Valores de São Paulo (B3), na região central da capital, no início da tarde de ontem, em um protesto contra a fome. Será que eles esqueceram que agora os corretores são todos on-line? Ou pensaram que iriam encontrar uma “lojinha” da marca Louis Vuitton?

INIMIGO DECLARADO
O futuro presidente do partido que surgirá da fusão do PSL com o DEM, deputado Luciano Bivar (PE) fez apenas duas exigências para chegar a um acordo com a sigla presidida pelo ex-prefeito de Salvador ACM Neto. A primeira exigência é que o novo partido jamais faça parte da base de apoio ao atual governo e a segunda é barrar eventual tentativa de filiação do presidente Jair Bolsonaro, de quem Bivar virou inimigo. O novo partido nasce com a maior bancada da Câmara: 81 deputados.

AGENDA
Anote aí: faltam 373 dias para as eleições de 2022... e 372 para a CPI acabar.

A FRASE
“A vida é fruto da decisão de cada momento. Talvez seja por isso, que a ideia de plantio seja tão reveladora sobre a arte de viver.” (Padre Fábio de Melo)