PENEIRA FINA – 22/12/2021

MEU MALVADO FAVORITO

Beth Sahão, ex-deputada estadual, derrotada pelo PSDB nas últimas eleições municipais, parece que esqueceu rapidinho os anos de parlamentar na Assembleia Legislativa. Além de ser oposição em todos os governos de Geraldo Alckmin, ela foi autora da CPI da Dersa, que justamente investigaria a gestão do agora ex-tucano. Passado tudo isso, parece que Alckmin passou a ser o “malvadão” favorito de Beth e felizes para sempre... (ou até enquanto dure.)

VERÃO CHEGOU

Ontem, os catanduvenses sentiram na pele a chegada do verão, ocorrida às 12h59 e que se estende até às 12h33 do dia 20 de março de 2022. Quem saiu pelo comércio para garantir a compra do presente de Natal teve que tomar muita água e reclamou do calor. Sorte principalmente das sorveterias que viram seu movimento crescer. Vai um picolé aí?

VIDA LONGA

Se vai ter obras, nada como fazer aquela “festa” para comemorar o início, e por tabela, aproveitar para fazer aquela pré-campanha disfarçada. Por isso, hoje, a partir das 16 horas, estará em Catanduva o secretário estadual de Habitação, Flávio Amary, junto com o ex-prefeito de Santa Adélia e atual diretor de atendimento do CDHU, Marcelo Hercolin. O motivo? Será dado o início oficialmente à construção de 28 casas do projeto 'Vida Longa', que beneficiará pessoas idosas de baixa renda. Mas uma perguntinha fica no ar: será que a obra fica pronta antes de terminar o mandato do governo tucano?

DEZEMBRO VERDE

Foi publicada no Diário Oficial do Município, na última segunda-feira, a promulgação da Lei nº 6.233, de 14 de dezembro de 2021, de autoria da vereadora Ivânia Soldati (Republicanos) instituindo em Catanduva o mês 'Dezembro Verde', dedicado à campanha de combate aos maus-tratos e abandono de animais e de promoção da adoção e posse responsável.

APOIO ÀS ONGS

A nova lei determina que sejam incentivadas as doações e apoio a organizações não governamentais (ONGs) da causa animal, que realizem ações de conscientização, eventos, ações nas redes sociais e divulgação de material informativo sobre os temas, estimulando eventos e colocando iluminação na cor verde nos prédios públicos (os palmeirenses vão à loucura). A campanha deverá ser realizada todos os anos no mês de dezembro, especialmente até o dia 10 (Dia Internacional dos Animais), e integrará o Calendário Oficial de Eventos da cidade.

VAZOU

Ontem, na avenida Comendador Antônio Stocco, houve vazamento de um caminhão, derramando aproximadamente 250 litros de óleo diesel na pista, o que poderia ocasionar graves acidentes. Equipes da Guarda Civil Municipal, Patrulha Ambiental e Secretaria de Trânsito trabalharam no local para a contenção e retirada do produto. A avenida foi interditada.

REPÚDIO AO HUMOR

Enquanto vereadores catanduvenses fizeram uma moção de repúdio ao humorista Léo Lins, os vereadores de Rio Preto aprovam, pelo segundo ano consecutivo, moção de repúdio ao grupo Porta dos Fundos, pelo novo vídeo do especial de Natal. Nele, o grupo coloca Jesus como adolescente estudando em uma escola pública, e muito amigo de um outro rapaz, chamado Lázaro. O nome: “Te prego na saída”.

AUMENTO RÁPIDO

Gatilho mais rápido do oeste paranaense, a Câmara Municipal de Cascavel aumentou, na última segunda-feira, os salários dos próprios vereadores, que passam a embolsar R$ 13,4 mil e a custar R$ 68,5 mil aos cidadãos.

ATÉ CINCO PARCELAS

Em ano de campanha, cujo mandatário vai sair candidato, nada como fazer um suave agrado à população. O governo de São Paulo anunciou um pacote de descontos no IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), além da extensão do prazo de pagamento de três para cinco parcelas, começando em fevereiro. Haverá descontos de 9% para proprietários de veículos usados que quitarem o IPVA em cota única, em janeiro. Já os proprietários que pagarem o tributo em fevereiro, ou que preferirem parcelar, terão desconto de 5%.

BATE BOCA

O ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez, discutiu com o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), no jantar que marcou a primeira aparição pública de Lula (PT) e Geraldo Alckmin (sem partido). O cartola e ex-deputado federal pelo PT foi relembrar imbróglios ocorridos durante a construção da Arena Corinthians, relacionados a repasses de dinheiro público envolvendo o estádio, entre outras coisas. "Você me f.....", repetia ao ex-prefeito. O ex-prefeito se manteve tranquilo durante toda a discussão, defendendo as decisões que tomou à época.

A FRASE

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” (Augusto Branco, escritor e poeta brasileiro)

PENEIRA FINA – 22/12/2021