PENEIRA FINA – 22/10/2021

Coluna – SEXTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 22/10/2021

RETIRADA
Depois que publicamos aqui na Peneira Fina que a Bandeira Nacional do Paço Municipal estava rasgada, e em mau estado de conservação, a mesma e as outras, do estado de São Paulo e de Catanduva, foram retiradas. Ontem, os mastros estavam vazios. Sinal que a Peneira Fina é bem lida nos andares da Prefeitura. Agora são esperadas novas bandeiras para o local.

HASTEAMENTO
Não querendo ser chato e já sendo, a lei nº 5.700/1971, em seu artigo 13, diz que hasteia-se diariamente a Bandeira Nacional (...) e no inciso VI, define um dos locais: “nas Prefeituras e Câmaras Municipais.” Mas a falta das mesmas é por um motivo justo. Esperamos que não demorem para recolocá-las.

PRESTIGIADO
O ex-vereador Julinho Ramos, que voltou para o setor público após passagem pela iniciativa privada, foi designado para compor o Conselho Superior do Agronegócio da Fiesp. Julinho, que já é membro dos conselhos da Fundação Mário Covas e da Autoridade Municipal de Limpeza Urbana da cidade de São Paulo, passa a compor o conselho que tem nomes como dos ex-ministros Roberto Rodrigues, Alysson Paolinelli e Francisco Turra.

FALANDO EM JULINHO
A previsão do Governo do Estado de São Paulo é inaugurar futura unidade do Programa Creche Escola do Residencial Júlio Ramos, o Nova Catanduva II, ainda este ano. A escola tem previsão de atender até 150 crianças. A unidade foi autorizada no período em que o ex-vereador Julinho era coordenador de Infraestrutura do Estado de São Paulo no bairro que leva o nome do seu avô. Coincidência, não? Ganham as crianças com o novo equipamento público.

DEZ DIAS
No final da tarde de ontem, a Prefeitura de Catanduva, através da Secretaria Municipal de Saúde, divulgou o Boletim do Coronavírus, e comemorou... Afinal pelo décimo dia consecutivo não houve registro de óbito. E a notícia fica ainda melhor, ao saber que nas últimas 24 horas (de quarta para quinta-feira) foi registrado apenas um caso positivo de Covid-19. Os dados são contabilizados com base nas notificações apresentadas pelos hospitais.

PARABÉNS
Através do ofício 24/2021, a vereadora Taise Braz (PT) parabenizou o Jornal O Regional pelos 50 anos de existência, “uma importante conquista para a comunidade que teve acesso a informação de qualidade ao longo desses anos com os grandes profissionais que passaram pelo jornal.” Os parabéns foram extensivos à família Gabas. Tá registrado!

FEIRA NA PARÓQUIA
Anote na sua agenda: a Paróquia São Judas Tadeu de Catanduva realiza, de 8 a 12 de novembro, uma Feira de Louças, com diversas peças e preços acessíveis. Todo o valor arrecadado será destinado às obras assistenciais e, também, à manutenção da igreja. Entre os itens, pratos, xícaras, boleiras, sopeiras, canecas, travessas, petisqueiras, sorveteiras, jarras, vasos, peças decorativas e ornamentais e refratários. A feira vai começar às 8 horas, na Praça Cônego Oscar Serra do Amaral, 40, no Jardim Amêndola. O evento seguirá todos os protocolos sanitários contra a Covid-19. Ajudar faz bem.

ESTALEIRO
O vereador Maurício Gouvea (PSDB) não participou da sessão da Câmara Municipal realizada nesta semana por motivos de saúde. Segundo a sua assessoria, o edil realizou um procedimento médico, do “alto” dos seus 45 anos, mas não especificou qual a intervenção médica realizada. O jeito é aguardar o vereador dar detalhes na tribuna, na próxima sessão.

CIPA
Foi publicado ontem, no Diário Oficial do município, o edital de abertura do processo de eleição de membros da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA. Os servidores celetistas da Prefeitura poderão realizar as inscrições através de e-mail até 12 de novembro.

PROGRAMAS SOCIAIS
Fica dica para os interessados: o Cadastro Único (CadÚnico) é o principal instrumento do governo para a inclusão de famílias de baixa renda em programas federais como Bolsa Família, Tarifa Social de Energia Elétrica e Benefício de Prestação Continuada (BPC), além de dar direito ao Auxílio Emergencial e, futuramente, ao Auxílio Brasil (que substituirá o Bolsa Família). E atenção, nada de fazer piadinha ou trocadilho do Cadastro Único....

SEM MÁSCARA???
A bola fora da vez foi de João Doria Neto, empresário e filho do governador do estado de São Paulo, que afirmou durante evento, na manhã de ontem, que o uso de máscara em prevenção à Covid-19 era opcional no ambiente, já que "a maioria" dos presentes havia apresentado comprovante de vacinação ou teste negativo contra a doença. A fala aconteceu durante o 20º Fórum Empresarial Lide, que reuniu nomes dos negócios e da política brasileira, como o ex-presidente da República Michel Temer e Viviane Senna, presidente do Instituto Ayrton Senna, além do “papai” governador João Doria (PSDB), que lembrou aos presentes, que o uso de máscara no estado é obrigatório até o dia 31 de dezembro.

A FRASE
“O saber a gente aprende com os mestres e os livros. A sabedoria se aprende é com a vida e com os humildes.” (Cora Coralina, poetisa)