PENEIRA FINA – 21/11/2021

Coluna – DOMINGO

PENEIRA FINA – 21/11/2021

FALTA DE GRADIL

É público e notório que a obra da canalização do trecho do rio São Domingos ficou incompleta. Iniciada na gestão do governo Afonso Macchione e terminada no governo da prefeita Marta do Espírito Santo Lopes, dois trechos da avenida São Domingos ficaram sem o gradil, representando perigo de queda para a população que costuma caminhar. Em vídeo-reportagem postado na página do Facebook de O Regional, o repórter Rodrigo Ferrari informa que a prefeitura anunciou tomada de preços para contratar uma empresa para terminar a obra. Lembre-se: leia aqui e assista lá, nas redes sociais deste matutino.

QUEM SÃO OS RESPONSÁVEIS?

O edital ainda não foi publicado, mas segundo informa a reportagem, deverá ser aberto no dia 7 de dezembro. Mas espera aí.... Como assim? Contratar uma outra empresa para terminar uma obra que custou aos cofres públicos cerca de 15 milhões de reais e não entregue de forma completa. Ou agora vai dizer que a metragem foi medida e colocada errada no plano da obra? Tem sim que ser apurado quem foram os (i) responsáveis e ser cobrado dos mesmos. Alguém tem que pagar.

SENTADO NO COFRE

Leitor entrando em contato com a Peneira, questionando quem vai gerir o orçamento legislativo para o ano que vem? A resposta é simples: quem vai estar sentado no cofre é o presidente da Câmara, Gleison Begalli (PDT). Ou seja, se ele não quiser gastar, não o fará e ponto final. O valor que seria devolvido no início do ano, deverá ser feito até dezembro de 2022.

DEVOLVENDO

Em matéria publicada ontem, nas páginas deste matutino, mostra que lá pelos lados da Câmara Municipal o “peixe fedeu”. O presidente da Câmara de Catanduva, vereador Gleison Begalli (PDT), publicou portaria publicada durante a semana no Diário Oficial do município, para instaurar Sindicância Administrativa e compor comissão sindicante para apurar responsabilidades sobre o processo de compra de dois computadores. A operação foi cancelada e os equipamentos devolvidos aos fornecedores, com restituição dos valores pagos, no total de R$ 13.400,00.

PRESSA PARA COMPRAR

Para justificar a abertura de sindicância, Gleison alegou que “as compras devem seguir com todos os trâmites legais e com os pareceres do jurídico e que nenhuma compra ou prestação de serviço poderá ser feita com ‘pressa’ ou ‘correria’ (...), que tais procedimentos não poderão sofrer qualquer tipo de ‘pressão’ de qualquer agente ou servidor que seja”. Foram nomeadas para compor a comissão sindicante as servidoras da Câmara: Adriana Carla Senhorini, Claudenice Teresa Progiante Sizinando e Cristiane Caruzo Peron. Uma comissão com empoderamento feminino.

PRÉ-CANDIDATA

Durante a semana, quem esteve em Catanduva participando de uma entrevista no programa Conecta, na Vox FM, foi a advogada e vereadora de Araraquara Thainara Faria, pré-candidata a deputada estadual pelo PT. A vereadora declarou que sua bandeira é a defesa dos Direitos Sociais como a moradia, ao trabalho decente, a alimentação, saúde e educação e os direitos das minorias.

BETH X THAINARA

Questionada sobre o embate com a campanha da ex-deputada estadual Beth Sahão, do mesmo partido, Thainara responde que “não podemos negar o histórico da deputada Beth, pois ela tem um histórico de contribuição da vida pública extremamente importante. O meu perfil nada mais é que o perfil da maioria da população brasileira – mulheres, negros, LGBTs assumidos ou não, pessoas periféricas e de baixa renda. E hoje o povo brasileiro no geral quer se ver representado no político. A renovação não está ligada a perfis, ela está ligada a ideias, comportamentos e as práticas”.

QUAL LADO?

Na Câmara de Catanduva, o Partido dos Trabalhadores é representado pelo edil Marquinhos Ferreira, que já declarou na tribuna ser “Beth Futebol Clube”; e a vereadora Thaise Braz. Questionada se tem contato com Thaise, a vereadora de Araraquara disse que sim. “Thaise é uma irmã minha, uma querida, do mesmo partido que eu, da mesma tendência política que eu, e tem uma atuação brilhante dentro dessas pautas. Nós temos uma amizade para além da vida política”. E agora? Qual será o apoio da vereadora catanduvense?

VENDAS PARA O SETOR PÚBLICO

Muitos comerciantes reclamam da dificuldade em conseguir vender para Prefeituras e outros órgãos públicos. Pensando nisso, será realizado na próxima terça-feira, a partir das 14 horas, o Encontro de Articulação do Plano Regional de São José do Rio Preto. O evento tratará sobre Governança, Desburocratização, Inclusão Produtiva, além de Compras Públicas. Será a oportunidade para empresários locais aprenderem a vender para o setor público. A proposta é apresentar de maneira fácil como o empreendedor pode ampliar suas vendas em um mercado pouco explorado e com grandes oportunidades, que é o de compras públicas. O encontro será realizado na Sala de Espelhos da Unifipa Catanduva, localizada na rua dos Estudantes, 225, Parque Iracema. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente no site https://bit.ly/compras2311, e as vagas são limitadas.

A FRASE

“Quem tem um amigo, mesmo que um só, não importa onde se encontre, jamais sofrerá de solidão; poderá morrer de saudades, mas não estará só.” (Almir Klink, navegador e escritor)