PENEIRA FINA – 21/08/2021

Coluna – Sábado

PENEIRA FINA – 21/08/2021

CONTRATO
O presidente da Câmara Municipal, vereador Gleison Begalli (PDT) assinou um contrato com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), no valor de R$ 44.500,00, para a realização de estudos sobre a necessidade de reforma administrativa e funcional da Câmara, abordando: a defasagem no número de cargos efetivos, os excessos de cargos provimentos em comissão, identificação de funções, enquadramentos e classificações obsoletas; disfuncionalidade da estrutura funcional e administrativa e a devida necessidade de criação de cargos efetivos cujas atribuições estão sendo em caráter excepcional.

SAMPA
Na última quinta-feira, autoridades de Catanduva realizaram o “trenzinho da alegria” e marcaram presença em São Paulo, para um evento do Governo Estadual. Além do prefeito padre Osvaldo (que marca presença quase toda semana na capital), estiveram presentes, a secretária da Saúde, Claudia Monteiro e os vereadores tucanos Maurício Gouvea, Luis Pereira e Gordo do Restaurante, além do edil Alan Figueiredo (PP). Na ocasião, foi realizado o lançamento dos programas governamentais: Nossa Rua e Parlamento Regional.

VIAJANDÕES
Os edis Mauricio Gouvea e Alan Figueiredo já viajaram juntos na semana passada, quando foram até Barueri, em um encontro com o ex-prefeito Geraldo Vinholi, secretário municipal daquele município e presidente do Diretório Municipal do PSDB em Catanduva. O encontro foi registrado em fotos para o Instagram.

CONVIDADO
Sobre a nota de ontem da resposta da Promotoria, um leitor questionou a coluna se o nobre vereador foi convocado pelo promotor. A resposta é não. O edil foi convidado pelo dr. Bandeira, mas a palavra “convocado” também não pode ser descartada (para bom entendedor....).

HOMENAGEM
Hoje, a partir das 9 horas, será inaugurada na Estação Cultura, a Casa da Música “Maestro Daniel Carana”, uma justa homenagem (instituída pela Lei 6.163) a essa pessoa que se dedicou a música, orquestrando diversas bandas em Catanduva, nas cidades da região e nas igrejas evangélicas, além de ser conhecido pelo seu Hospital de Brinquedos. Carana, por diversas vezes foi candidato a vereador. Na última eleição, saiu pelo PDT e obteve 423 votos, ficando na terceira suplência do partido. O maestro foi mais uma vítima do Covid-19, vindo a falecer em janeiro deste ano.

SUPLENTE
Em 2016, Maestro Carana foi candidato a vereador pelo PHS e obteve 567 votos. Ficou como primeiro suplente da coligação, que elegeu o vereador Ari Enfermeiro que estava no partido PEN, depois Patriotas. Quando Ari esteve internado por causa do Covid-19, Carana não conseguiu assumir. No segundo semestre de 2019, com diversos problemas com a Justiça, Enfermeiro Ari renunciou a sua candidatura, porém não ao cargo de vereador que ocupava e também não houve processo de cassação pelo “Clube dos 13”.

NOVO HORÁRIO
A partir da próxima segunda-feira, a Secretaria de Saúde de Catanduva irá desativar o drive-thru do Aeroporto, transferindo a equipe para o Drive-Thru do Recinto de Exposições João Zancaner. Com a junção, o horário de funcionamento do local será até as 19 horas. Aleluia!

TRABALHADOR
No comunicado distribuído a imprensa e a população, a Prefeitura de Catanduva diz que com a extensão do horário de vacinação, “vai possibilitar o atendimento da população que trabalha em horário comercial.” Ok, ok. Mas até ontem, com o horário às 16 horas, mostrou claramente que não estavam pensando no pessoal que trabalha até no fim de tarde. Mas antes tarde do que nunca e sem mi mi mi…

PRIMEIRA DOSE NÃO
Lembrando que a Secretaria Municipal de Saúde suspendeu a vacinação contra a Covid-19 para as pessoas com mais de 18 anos, devido ao término das doses disponíveis. A imunização só será retomada com a chegada de novos lotes do imunizante. Por enquanto, a vacinação será destinada apenas às pessoas que forem tomar a 2ª dose e aos adolescentes de 14 e 15 anos com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas.

TERCEIRIZAÇÃO
Imagine você contratar uma cozinheira, pagar o salário todo mês, mas de repente, começa a comprar refeições (marmitex), todos os dias, não usando os serviços da funcionária. Pois é mais ou menos assim que pode acontecer na cidade. Mesmo tendo servidores concursados habilitados nas secretarias de Planejamento e Obras, a Prefeitura de Catanduva quer contratar empresa especializada para execução de projetos de arquitetura e engenharia para regularização, revitalização, reforma e ampliação das 35 escolas municipais. A Tomada de Preços está estimada em R$ 89 mil.

CRISE SANITÁRIA
Na justificativa da Tomada de Preços, a Administração Municipal faz menção à crise sanitária causada pela pandemia do novo coronavírus para justificar a terceirização, apesar da disponibilidade de servidores concursados para executar o mesmo serviço.

MINISTRO EM RIO PRETO
Na próxima segunda-feira, às 15 horas, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga estará marcando presença em São José do Rio Preto. Queiroga estará visitando a Funfarme, o Hospital de Base e Hospital da Criança. As autoridades serão recepcionadas no Centro de Convenções da Famerp.

APOIO
Grupos de apoio ao presidente Jair Bolsonaro já estão se mobilizando para ir até Rio Preto na próxima segunda, para demonstrar apoio ao ministro da Saúde Marcelo Quiroga.

A FRASE
“A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.” (Vinícius de Moraes, poeta e músico)