PENEIRA FINA – 20/11/2021

Coluna – SÁBADO

PENEIRA FINA – 20/11/2021

CHUVINHA BOA

Catanduva, desde quinta-feira, está tendo diversas pancadas de chuvas durante o dia. E, ontem, choveu forte durante a solenidade de queima das bandeiras realizada no Tiro de Guerra. Lá estavam o prefeito padre Osvaldo, seu vice Claudio Romagnolli, o secretário de Administração Richard Casal e o comandante da Guarda Civil, Claudio Pereira. Algumas autoridades não arredaram o pé durante a chuva, ficando literalmente ensopadas. O mais difícil foi colocar fogo nas bandeiras velhas, missão que ficou por conta do sargento Giovani.

QUEIMOU

Entre as bandeiras velhas queimadas, também estavam aquelas usadas pela Prefeitura Municipal.

DECLARAÇÃO DE VOTO

Na última sessão da Câmara dos Vereadores, na questão da Emenda Orçamentária, o vereador Luís Pereira (PSDB), ao votar a favor da emenda, fez a seguinte declaração de voto: “voto sim para a emenda apresentada pelo G7, que manteve congelados os índices de correção dos anos de 2019, 2020 e 2021. Portanto não haverá correção para o ano de 2022, mantendo o mesmo valor dos anos anteriores citados”. E ainda reafirmou: “Luís Pereira vota sim para a emenda do G7.”

CONTROVERSO

Ao citar o Grupo dos 7 vereadores, agora apelidados de G7, o vereador Pereira caiu em contradição, pois na sessão do dia 9 de novembro, ao ocupar a tribuna Carlos Machado, disse que no Legislativo não existia divisão de grupos, e sim uma grande harmonia entre os edis. Nesta semana, tentou explicar o inexplicável: “empurraram para ter o grupo de sete. Do jeito que foi conversado, empurraram para ver o G7”. E terminou seu discurso inflamado dizendo “esperar que os vereadores do G7 fiquem juntos até o final deste mandato. É o que eu espero”.

CONSCIÊNCIA NEGRA

Hoje é comemorado o Dia da Consciência Negra. A Lei 12.519, de 2011, instituiu oficialmente 20 de novembro como Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Ter uma lei e um dia que represente essa luta não resolve o problema, claro, mas é importante como marco de visibilidade para que sejam promovidas discussões que evidenciam as desigualdades históricas que marcam essa população pelo país.

DESAFIOS

Estamos diante de um contexto político complicado, que apresenta novos desafios para o movimento negro. Mas é importante ressaltar, mais do que nunca, a memória de resistência que se apresenta como instrumento para a organização política da população negra.

COR DO BRASIL

Está sendo realizada na Pinacoteca Municipal a exposição 'A cor do Brasil', idealizada pelo professor Carlos Gomes, artista plástico, artesão e educador social. A exposição reúne 10 peças de artesanato, 17 telas e 89 pinturas com tinta em papel desenho e faz parte da a 3ª edição da Mostra Ubuntu. A entrada é grátis. A programação segue até 25 de novembro e reúne também contação de histórias, roda de conversa, música, dança, culinária, leitura, entre outras atividades.

PERFIL REATIVADO

Tomás Covas, filho de Bruno Covas (PSDB), reativou o perfil do pai nas redes sociais nesta semana. Em vídeo publicado no perfil do ex-prefeito de São Paulo, o jovem de 16 anos disse que o objetivo da reativação foi marcar os seis meses da morte e recuperar os feitos dele em sua passagem pela gestão municipal. Tomás era frequentemente citado por Bruno Covas em entrevistas e apareceu muitas vezes ao lado do tucano durante a campanha eleitoral de 2020 e também em suas internações hospitalares.

TUCANOS

Às vésperas das prévias presidenciais marcadas para amanhã, dia 21, os governadores do PSDB, João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) intensificaram suas estratégias de buscar votos por meio de disparos de mensagens e costuras com tucanos da ala histórica. A disputa está aberta entre Doria e Leite, com cada equipe apostando em sua vitória. O ex-prefeito de Manaus Arthur Virgílio Neto também participa, mas sem chances de vencer, segundo membros do partido.

RETOMA SP

Ontem, uma comitiva de Catanduva marcou presença no evento Retoma SP, promovido pela InvestSP, em São José do Rio Preto, com foco no desenvolvimento dos municípios paulistas. O vice-prefeito Cláudio Romagnolli liderou a equipe de governo no encontro, composta pelo coordenador de Habitação, Victor Daltin, a secretária de Assistência Social, Marcela Alvarez, e o secretário de Desenvolvimento, Rodrigo Sanches.

BEIJA-MÃO

No evento de ontem, em Rio Preto, também teve o conhecido “beija-mão”, já que entre as autoridades presentes estava o vice e agora pré-candidato ao Governo de SP, Rodrigo Garcia, e mais dois secretários estaduais.

A FRASE

“Seja você quem for, seja qual for a posição social que você tenha na vida, a mais alta ou a mais baixa, tenha sempre como meta muita força, muita determinação e sempre faça tudo com muito amor e com muita fé em Deus, que um dia você chega lá. De alguma maneira você chega lá.” (Ayrton Senna, o eterno campeão)