PENEIRA FINA – 20/08/2021

Coluna – Sexta-feira

PENEIRA FINA – 20/08/2021

REPERCUSSÃO
A matéria publicada na edição de ontem do jornal O Regional “Ministério Público rejeita recurso da Câmara e mantém inquérito sobre cargos comissionados”, movimentou o meio político local, causando uma certa polvorosa em alguns gabinetes. Quem torce a favor da Câmara, considerou um absurdo. Quem joga contra, esfregou as mãos e fica na expectativa de surgir uma Ação Civil Pública.

POR UNANIMIDADE
O Ministério Público dará sequência ao inquérito, tendo como investigados o presidente Gleison Begalli (PDT), que poderá responder por improbidade administrativa. O MP não acolheu recurso apresentado pela Câmara contra a instauração de inquérito civil sobre a nomeação de assessores parlamentares e outros em cargos de confiança pelo Legislativo. A decisão do plenário foi unânime, acolhendo o voto do relator do processo, Pedro Henrique Demercian.

EFICIÊNCIA
Muitos apostavam na eficácia do Jurídico da Câmara. Com a derrota do recurso, alguns já ficaram reticentes. E fica a pergunta no ar: será que apenas o presidente da Câmara, irá sozinho, aguentar o estouro do rojão???

RENÚNCIA
Após oito anos de bispado em Rio Preto, Dom Tomé Ferreira da Silva pediu a renúncia do cargo depois de ter um vídeo íntimo vazado nas redes sociais. Dom Tomé fez a carta ao Papa Francisco pedindo a renúncia, que foi aceita no Vaticano. Com a saída de Tomé Ferreira, o arcebispo de Ribeirão Preto, Dom Moacir Silva, assumiu a administração da Diocese de São José do Rio Preto provisoriamente. Ele foi nomeado para o cargo, de acordo com comunicado da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

PROMOTOR RESPONDE
O Promotor da Vara da Infância e Juventude. Antônio Bandeira Neto publicou nas redes sociais, uma postagem em resposta as críticas que o vereador Marquinhos Ferreira (PT) fez contra o Ministério Público, na última terça-feira na tribuna da Câmara. O promotor Bandeira diz: “Lamento profundamente que o senhor vereador desconheça o trabalho do Ministério Público. Estou há três décadas em Catanduva e nunca fui procurado pelo edil, que poderá me informar detalhes do caso, etc, pessoalmente na Promotoria de Justiça localizada no Parque das Amércias, número 55, na quinta-feira, dia 26, às 15 horas, até porque estou de férias no momento; mas sempre atento ao que acontece em nossa cidade. Autorizo a divulgação”.

CAFEZINHO
Dizem que o café da promotoria é um pouco amargo. E não pode levar açúcar de casa....

CARIOCA NO GOVERNO DE SP
O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou na manhã de ontem que o deputado federal Rodrigo Maia (sem partido-RJ) assumirá uma secretaria em seu governo. O parlamentar carioca será o novo chefe da Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas, responsável por agilizar os projetos de desestatização. O ex-presidente da Câmara dos Deputados será nomeado oficialmente hoje. É Dória fazendo sua pré-campanha a todo vapor.

ÚNICA SAÍDA
De volta ao chamado “baixo clero” da Câmara, Maia está longe do noticiário desde que foi expulso do DEM, por decisão do seu diretório nacional, após ofender o o presidente do partido, ex-prefeito de Salvador ACM Neto. Com dificuldade para se reeleger deputado federal no Rio de Janeiro, Rodrigo Maia já havia sinalizado que não tentaria novo mandato. Por isso, sua transferência para outro Estado evidencia essa decisão.

PERIGO
Uma informação preocupante para os idosos. Uma pesquisa realizada em hospitais privados do estado de São Paulo entre os dias 12 e 17 de agosto indica que seis em cada dez pessoas internadas em leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19 são pessoas com 70 anos de idade ou mais. Os idosos também formam a maioria entre aqueles internados em leitos clínicos de Covid-19 nos hospitais particulares, com 52%.

PESQUISA
O levantamento do SindHosp (Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo) foi feito em 60 hospitais privados paulistas, sendo 27% deles da capital e 73% do interior. Ao todo, essas unidades somam 2.470 leitos de UTI e 4.762 clínicos. Do total, 1.094 são leitos clínicos destinados a pacientes Covid, e 707, para UTI Covid.

ATAQUE
O deputado federal e ex-ator Alexandre Frota (PSDB-SP), ligado ao governador paulista, publicou ontem em suas redes sociais, um post relacionado ao também tucano governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite: “o mais incrível de tudo é o Eduardo Leite realmente achar que será o Presidente do Brasil. Se sair comigo aqui em Sp, o máximo que vamos ouvir é ‘nossa Frota quem é esse seu motorista bonitinho?’”. Para alguns, a postagem tem conotação homofóbica.

A FRASE
“Sábio é o ser humano que tem coragem de ir diante do espelho da sua alma para reconhecer seus erros e fracassos e utilizá-los para plantar as mais belas sementes no terreno de sua inteligência.” (Augusto Cury, palestrante e escritor)