PENEIRA FINA – 19/09/2021

Coluna – DOMINGO

PENEIRA FINA – 19/09/2021

ENTREGUE

Na última sexta-feira à tarde, os vereadores da Câmara Municipal de Catanduva receberam o estudo final do projeto de reestruturação elaborado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) para a Câmara de Catanduva. Já divulgado em matéria nas páginas de O Regional, o projeto possibilitará a extinção de cerca de 10 cargos de provimento em comissão.

ADVOCACIA LEGISLATIVA

O projeto foi entregue aos vereadores para discussão e, posteriormente, encaminhado ao plenário para deliberação. Os parlamentares poderão apresentar emendas com propostas de alteração. Em recente entrevista, o presidente da Casa de Leis, Gleison Begalli (PDT), destacou a criação da Advocacia Legislativa, a ser preenchida com profissional aprovado em serviço público. Segundo o edil, serão suprimidos 10 dos 23 cargos de provimento em comissão existentes e ligados à presidência.

CONCURSO

A coluna não teve acesso ao estudo, porém tomou conhecimento que um dos destaques do projeto é o concurso público para o preenchimento de vagas. A restruturação também vai resolver os problemas dos assessores, questão levantada no ano passado pelo Ministério Público.

ROJÃO

É esperado que essa restruturação saia do papel, afinal na gestão que o ex-vereador Enfermeiro Ari foi presidente da Câmara Municipal, também foi realizado um estudo para a restruturação, mas nada foi feito. Na última gestão do presidente Luís Pereira (PSDB) também não foi discutido o assunto e a bomba acabou caindo no seu colo.

TRÂNSITO

Teve início, ontem, a programação da Semana Nacional do Trânsito em Catanduva. A abertura ocorreu no Centro de Educação de Trânsito e prossegue até o dia 25. As escolas também participam. A iniciativa é desenvolvida pela Secretaria de Trânsito e conta com o apoio da Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Coordenadoria de Inclusão Social e secretarias de Educação e de Cultura.

BARBEIROS

De acordo com o DataPeneira, pesquisa feita com a língua felina dos fofoqueiros de plantão, muitos motoristas da cidade recebem o carinhoso apelido de “barbeiros”, afinal fazem cada ‘navalhada’ no trânsito. E para outros tantos, o aviso de seta no carro, o conhecido pisca, é praticamente inexistente no veículo. E ainda dizem, “tirou a CNH por correspondência”.

CUTUCADA

Na última sessão da Câmara, no momento que o presidente da Câmara Gleison Begalli (PDT) usava a tribuna, o vereador Maurício Gouvêa surgiu como uma “grande ideia” para resolver a falta de contato do edil com o prefeito. Segundo Gouvêa, “estão falando na cidade, que a nobre primeira secretária, a vereadora Ivânia Soldati (Republicanos), virou a primeira-dama do padre, afinal aonde ele vai, ela está junto. Basta passar para a Ivânia, e ela traz a devolutiva para nós da Câmara. Isso seria uma boa sugestão.” Não foi uma boa sugestão.

RÁDIO PARANÓIA

Hoje, a partir das 16 horas, será apresentada, no Teatro Municipal, a peça infantil Rádio Paranóia, com a Cia Trupe Liuds. A apresentação faz parte do Circuito Cultural Paulista e a entrada é franca, também conhecido como grátis. Se você não tem nada programado para o domingo à tarde, tire os filhos da frente do computador/celular e vá ao teatro. Uma ótima opção para a família.

TURISTANDO

O prefeito padre Osvaldo (PSDB) passou a maior parte da semana em Brasília. E no último dia teve o seu “momento turista”. Visitou a Catedral Nossa Senhora Aparecida e o Palácio da Alvorada. Será que secretamente ele foi visitar o famoso “cercadinho”? Tá ok!?

“CUMPANHEIROS”

Com os direitos políticos reabilitados desde março, o ex-presidente Lula já obteve neste ano ao menos 12 expressivas vitórias judiciais na série de processos e investigações a que respondia desde que se tornou alvo da Operação Lava Jato, há quase seis anos. Só nos últimos dias, o petista, que deve concorrer ao Planalto em 2022 contra Jair Bolsonaro, teve êxito em duas decisões em diferentes instâncias judiciais.

DATENA VICE

Lançado pelo PSL como pré-candidato à Presidência, o apresentador José Luiz Datena recebeu convite para se filiar ao PDT. A legenda oferece ao jornalista a opção de se candidatar a vice de Ciro Gomes. O jornalista afirmou estar "analisando de fato" a proposta. Mas também existe a possibilidade de ele pedir “ibagens” no Senado ou no Governo de SP.

A FRASE

“Descobri como é bom chegar quando se tem paciência. E para se chegar, onde quer que seja, aprendi que não é preciso dominar a força, mas a razão. É preciso, antes de mais nada, querer.” (Amyr Klink, navegador e escritor)