PENEIRA FINA – 18/08/2021

Coluna - Quarta-feira

PENEIRA FINA – 18/08/2021

MULHER PRESIDENTE

No início da noite de segunda-feira, os conselheiros do Conselho Municipal da Saúde elegeram a primeira mulher a presidir o CMS. Com apenas o seu nome no pleito, Neolita Soncin, 68 anos, foi eleita com 20 votos, dos 22 conselheiros presentes. Houve dois votos nulos.

EXPERIÊNCIA

Criado em 1991, até 2006, o Conselho da Saúde sempre era presidido pelo secretário da Saúde. Naquele ano, teve início a eleição pelos pares, para a escolha do nome para a presidência. A nova presidente mora em Catanduva desde 1994 e já foi Coordenadora Diocesana da Pastoral da Saúde durante 10 anos.

POR UM VOTO

Neolita concorreu nas eleições de 2020, e perdeu apenas por um voto, para o agora ex-conselheiro Carlos José Dezuani Júnior. Soncin é representante do segmento dos usuários do SUS e foi eleita a primeira presidente do Conselho Municipal de Saúde de Catanduva. Ela permanece no cargo até março de 2022.

RESTRIÇÃO DE HORÁRIO

Enquanto o Governo Estadual retirou desde ontem a restrição de horário de funcionamento dos estabelecimentos, o prefeito padre Osvaldo (PSDB) não foi tão “bondoso” assim e estendeu em apenas uma hora o atendimento presencial ao público. O decreto nº 8.104, publicado ontem no Diário Oficial, em seu artigo 2º diz que “fica autorizado em todo território municipal o atendimento presencial ao público das 05h00min às 01h00min nos estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços e atividades não essenciais, observado o regramento já estabelecido no art. 2º e seguintes do Decreto Municipal nº 8.095, de 30 de julho de 2021.” O decreto vigora até 31 de agosto.

BALANÇO DAS HORAS

Enquanto na capital e outras cidades, os horários de funcionamento de restaurantes, bares, lanchonetes e festas poderão adentrar madrugada até o sol raiar, na Cidade Feitiço, o máximo permitido é até “uma de la mattina” e só. Aos proprietários de buffets, chácaras e edículas, fica o alerta: tomem cuidado com o relógio. Como diria aquela música dos anos 80, “e no balanço das horas, tudo pode mudar...”

LIMPEZA DOS TERRENOS

Publicado nesta semana no Diário Oficial do município, um comunicado informando que a Prefeitura de Catanduva, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura, iniciará, em dez dias, a limpeza compulsória em terrenos e imóveis abandonados em toda a cidade. O serviço será aplicado aos imóveis onde for constatada a falta de manutenção. Tem terreno e está com matagal? Ou manda limpar ou aguarde a limpeza e a cobrança.

AUTUAÇÃO

Ainda no comunicado, é informado que as áreas que estiverem em estado de abandono serão limpas e os proprietários autuados de acordo com a Lei Municipal 893/17. A legislação também prevê que a Prefeitura faça a fiscalização de áreas que não estejam no cronograma e necessitam de urgência na limpeza, por conta do risco que pode trazer para a saúde dos munícipes.

DEDO DURO

Para o cronograma de trabalhos, a cidade foi dividida pela Secretaria do Meio Ambiente em quatro setores. Segundo a chefe da divisão de Proteção Ambiental, Karen Morandin Silva, as denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo Ouvidoria Catanduva, disponível para todos os tipos de celulares, e pelo telefone 0800-772-9152.

CALOR

Para quem perguntava da frente fria, que desviou para o oceano e nem “deu as caras”, chega uma notícia quente: uma grande massa de ar quente e seco deve aumentar as temperaturas pelo país ao longo desta semana. Segundo previsão do site de meteorologia Climatempo, além do calor intenso, "amplas regiões" devem ligar o alerta para a baixa umidade do ar e o risco de queimadas. Nestas amplas regiões, está incluído Catanduva e todo o interior de SP. Vai um sorvetinho aí?

REDUÇÃO

O governo do estado de São Paulo decidiu desmobilizar o Centro de Contingência para o Coronavírus criado em março de 2020 e que ajudava o governo nas decisões políticas e sanitárias durante a pandemia de Covid-19. A redução das atividades do Centro ocorre no momento em que há o fim das medidas de restrição de horários e público no estado de São Paulo (exceto em Catanduva), após um ano e 5 meses de pandemia. A equipe do Centro de Contingência com 21 integrantes será reduzida para 7 membros.

A FRASE

“Eu sei que não sou nada e que talvez nunca tenha tudo. À parte isso, eu tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Fernando Pessoa, escritor)