PENEIRA FINA – 17/09/2021

Coluna – SEXTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 17/09/2021

BODE NA SALA
Muitas pessoas já conhecem a história do bode na sala. Conta a história de um homem que, cansado do ambiente de reclamações em casa, amarra no centro da sala um bode, por sugestão de um amigo sábio. Além da bagunça que causou, o bode tinha um mau cheiro de matar. Uma semana depois, todos odiavam o bode. O homem voltou ao amigo sábio, que lhe aconselhou a tirá-lo e limpar a sala. A ausência do bode e a limpeza do local devolveram a harmonia à família.

OBRIGAÇÃO
A estratégia do Bode na Sala parece ser amplamente utilizada por empresas e governos. É o que vemos na questão da tão propalada volta do horário noturno do transporte coletivo, depois de um ano e meio de suspensão, em meios a sorrisos, alegria e felicidades. Primeiro retiraram os horários, prejudicando inúmeros catanduvenses que dependiam do transporte coletivo, e agora festejam a volta de algo que nada mais é que uma obrigação do governo municipal e da empresa concessionária.

AUXÍLIO
Vale lembrar que a Auto Viação Suzano recebe, desde abril de 2020, um auxílio financeiro para equilibrar as contas da empresa diante da redução do fluxo de passageiros durante a pandemia, que foi cerca de 80%. Pode considerar justo, afinal foram todos afetados, mas o que foi dado em troca para a população usuária do sistema do transporte coletivo? Até o mês passado, foram destinados mais de R$ 2 milhões para a empresa.

HORÁRIOS
Mas afinal, o que mudou nos horários do transporte coletivo? Foram estabelecidos trajetos especiais de segunda a sexta-feira das 20h às 23h, com saídas do Terminal Urbano Gerson Gabas, de hora em hora, em todas as linhas. Com a ampliação, o transporte coletivo passa a ter ônibus das 5h às 8h e das 10h às 23h durante a semana. Também tem o retorno do itinerário aos sábados, com ônibus de hora em hora das 5h às 14h. Esse serviço estava suspenso desde abril deste ano.

NOTA OFICIAL
Em nota oficial, a Prefeitura diz que “medida busca atender a demanda dos estudantes e também dos funcionários dos hospitais, supermercados e indústrias.” Muito bem. Mas só um detalhe: essa demanda, essa necessidade dos trabalhadores sempre existiu, principalmente de funcionários de supermercados e hospitais, que nunca fecharam durante o Plano São Paulo. Mas antes tarde do que nunca. E tira o bode da sala....

FIM DAS RESTRIÇÕES
O prefeito padre Osvaldo (PSDB), através da publicação de um novo decreto municipal, está retirando as restrições ao horário de funcionamento dos estabelecimentos em geral, comerciais e prestadores de serviços do município de Catanduva. De acordo com nota oficial divulgada, a decisão levou em conta o panorama dos números da Covid-19 nas últimas semanas, com redução da taxa de ocupação de leitos da UTI, número de novas internações e número de óbitos.

MEMOREX
Para quem não se lembra, enquanto o Governo de São Paulo já tinha liberado os horários de funcionamento, principalmente de bares, lanchonetes, restaurantes e buffets, padre Osvaldo publicou um decreto, ordenando o encerramento das atividades até a 1 hora da manhã.

TIÃO
Faleceu ontem, na cidade, o professor Sebastião Edson de Paula, o conhecido professor “Tião”, sendo mais uma vítima do Covid-19. Tião tinha 70 anos e lecionou em escolas públicas e particulares, deixando seu estilo como marca registrada aos seus alunos e sempre mantinha uma opinião política perante os fatos locais e nacionais. Aos familiares, os nossos sentimentos.

EM BRASÍLIA
Desde terça-feira, padre Osvaldo mudou de direção e ao invés de ir para São Paulo, foi para Brasília, junto com uma comitiva catanduvense. Na capital federal, o prefeito está acompanhado da secretária de Educação, Cláudia Cosmo. Participam do Fórum da Educação, além de outros compromissos nos ministérios e visitas nos gabinetes de deputados federais. Retornam hoje para Catanduva.

PESQUISA
A coisa começa a esquentar pelos lados da política estadual. Pesquisa do Instituto Badra realizada na semana passada coloca o ex-governador Márcio França (PSB) com 17,6% das intenções de voto para o governo de São Paulo, tecnicamente empatado com Fernando Haddad (PT), com 20,7%. Guilherme Boulos (PSOL) vem a seguir com 10%, enquanto Geraldo Alckmin, de saída do PSDB, aparece com 9,8%. Rodrigo Garcia (PSDB), que deve assumir o cargo no ano que vem e disputar a reeleição, tem 1,3%. Porém, a pesquisa cai em demérito quando se descobre que o instituto é dirigido por Maurício Juvenal, ex-assessor de França. Captei a vossa mensagem, amado guru!

SUÁSTICA
Um aluno do curso de direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie, localizada em São Paulo, usou o símbolo nazista da suástica durante uma videochamada como protesto antivacina. O episódio ocorreu na noite da última quarta-feira, enquanto era ministrada a aula de Laboratório de Direito Público. A imagem trazia uma suástica formada por quatro seringas, em alusão à vacinação. O episódio foi registrado em vídeo e em imagens e gerou comoção na comunidade acadêmica. Os alunos do décimo semestre do curso de direito, que assistiam à aula, pedem a suspensão do colega e dizem ter acionado o Ministério Público.

A FRASE
“A verdadeira motivação vem de realização, desenvolvimento pessoal, satisfação no trabalho e reconhecimento.” (Frederick Irving Herzberg, escritor e psicólogo norte-americano)