PENEIRA FINA – 16/12/2021

Coluna – QUINTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 16/12/2021

MEDALHA 14 DE ABRIL

Hoje, em mais uma sessão solene, a partir das 19 horas, o comandante Robinson Farinazzo Casal receberá a 'Medalha 14 de Abril', na Câmara de Vereadores de Catanduva. O Decreto Legislativo 244/21 que possibilitou a honraria é de autoria do presidente do Legislativo, vereador Gleison Begalli (PDT), e reconhece os relevantes serviços prestados à comunidade pelo catanduvense. Casal é autor do livro 'As Leis de Sucesso dos Pilotos de Guerra' e administra o canal 'Arte da Guerra', com cerca de 300 mil seguidores no Youtube e milhões de visualizações.

HOMENAGENS

Em 2019, a própria Câmara de Catanduva concedeu ao comandante Robinson Casal a Moção de Reconhecimento, Mérito e Aplausos, cuja autoria foi do ex-vereador Onofre Baraldi (PT). Em 2018, o então deputado federal Dr. Sinval Malheiros (Podemos), na Câmara Federal, concedeu a Robinson uma Moção de Louvor.

RESPOSTA DA SAÚDE

Em resposta à nota 'Descaso', publicada ontem na coluna, sobre a reclamação envolvendo um idoso e ambulância, o diretor da Secretaria da Saúde, Alexandre Céspedes, entrou em contato para esclarecer o ocorrido. De acordo com o diretor, “ao levantarmos informações o que consta é que: a UPA solicitou o transporte corretamente às 16h33 e o transporte de retorno aconteceria às 18 horas. O motorista chegou à Unidade chamou os dois pacientes que iriam para o mesmo bairro. No entanto, segundo o relato do motorista, o paciente que realizou a queixa, não se encontrava na recepção e nem mesmo no repouso. Acreditando se tratar de uma situação em que o paciente foi por meios próprios o motorista levou apenas a senhora.” Tá registrado!

ELOGIO NA REDE SOCIAL

Na página de O Regional no Facebook, foram mais de 20 comentários, a grande maioria também criticando a Saúde. Mas uma internauta elogiou o transporte na área: “eu não posso reclamar do serviço de transporte, uma vez que sempre uso pra Barretos. Na última vez foi um motorista de nome Fabricio, pensa num menino educado e prestativo, estilo do Tião e Flávio, que já me levaram muito também pra lá! Tem funcionários que merecem aplausos! Já outros, palmadas!” Tá vendo, nem tudo são pedras...

ÁGUA GELADA

E quando todos aguardavam a discussão e votação do projeto de lei que permitiria ao Executivo contrair um empréstimo de R$ 9 milhões, eis que o Ofício 2466/21, assinado pelo prefeito padre Osvaldo (PSDB), solicitou a devolução do projeto de lei 150/21, sem apresentar os motivos que levaram a pedir de volta o PL. Um balde de água gelada para quem estava esperando a discussão do referido projeto de lei.

VETO DERRUBADO

Na última terça-feira, os vereadores participaram da 42ª sessão ordinária e oficialmente a última de 2021. A Ordem do Dia contava com cinco proposituras. Três matérias entram em regime de urgência, sendo convocada a 32ª reunião extraordinária do ano para limpar a pauta. Os projetos aprovados em primeira discussão foram inclusos na reunião extraordinária e todos foram aprovados por unanimidade. Em discussão única, o veto do prefeito padre Osvaldo ao Projeto de Lei nº 25/202, de autoria do vereador Marquinhos Ferreira (PT), foi derrubado.

SAIU DO NINHO TUCANO

O ex-governador Geraldo Alckmin se desfiliou, ontem, do PSDB. Ele entregou uma carta de desfiliação para o diretório municipal da legenda que ajudou a fundar e no qual permaneceu por 33 anos. Sua assinatura foi a sétima da ata de criação do PSDB. Após a desfiliação, Alckmin fez uma postagem nas redes sociais dizendo que se inicia "um novo tempo! É tempo de mudança!". E dizendo que em 33 anos de PSDB, "procurei dar o melhor de mim".

BOLSONARO NA FRENTE?

A pesquisa nacional do Brasmarket, que entrevistou 4.100 eleitores em todo o país, é a primeira que mostra Jair Bolsonaro à frente de Lula no Nordeste. Quando o entrevistado cita sua escolha espontaneamente (30,1% a 17,6% para Lula), ou na estimulada, quando a lista de pré-candidatos é exibida ao eleitor (32,2% a 21,4%). Bolsonaro lidera no Sudeste também. Na espontânea, deu 28,6% a 12,1%. Essas regiões somam 70% do eleitorado: 27% no Nordeste, 43% no Sudeste.

REJEIÇÃO E INDECISOS

O Brasmarket também apurou que os dois principais pré-candidatos têm rejeição elevada e semelhante: Lula 40,4% e Bolsonaro 37,8%. Também foram detectados muitos indecisos na espontânea (38,1%) e na estimulada (17,7%), mas em outras pesquisas esse número é reduzido.

A FRASE

“Quando somos abandonados pelo mundo, a solidão é superável; quando somos abandonados por nós mesmos, a solidão é quase incurável.” (Augusto Cury, psiquiatra e escritor brasileiro)