PENEIRA FINA – 15/10/2021

Coluna – SEXTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 15/10/2021

VANDALISMO

As antigas luminárias, reformadas tempos atrás, da rua Professor Giordano Mestrinelli, entre o Sesc Catanduva até a avenida Olímpia, estão sendo vítimas de vandalismo. Se não bastasse quebrar as lâmpadas e as luminárias, os vândalos estão quebrando até os postes de sustentação. Um sinal claro de estupidez, realizado por algum energúmeno, mentecapto. Fica o alerta para que Guarda Civil Municipal, através de seu comandante Cláudio Pereira, possa dar o flagrante nesses vagabundos e safados. Afinal, estão destruindo um pequeno pedaço da história da cidade.

DIA DO PROFESSOR

Hoje, comemoramos o Dia do Professor, ou melhor, o Dia da Professora, afinal as mulheres são a grande maioria dessa profissão tão importante para o crescimento do ser humano e, muitas vezes, desvalorizada por tantos governos. Todos tivemos um professor, uma professora, que até hoje “guardamos com carinho em nosso coração.” A você professor (a), parabéns pelo seu dia. Receba os nossos aplausos.

SURGIMENTO DA DATA

Mas qual o motivo da data? No dia 15 de outubro de 1827 (dia consagrado à educadora Santa Teresa de Ávila), Pedro I, Imperador do Brasil, baixou um Decreto Imperial que criou o Ensino Elementar no Brasil. Em 1947, Salomão Becker, um professor paulista, sugeriu que em 15 de outubro fosse dado aos professores um dia de folga. A celebração, realizada todos os anos em São Paulo, ficou famosa em todo o país até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo decreto federal nº 52.682, de 14 de outubro de 1963, aprovado pelo presidente João Goulart e pelo então ministro da Educação Paulo de Tarso.

HOMENAGEM

Hoje, a partir das 7 horas, será realizado no pátio de serviços 2 - Cindre, na rua Ceará, 1749, na Vila Amêndola, a solenidade para denominação do pátio de serviços 'Benedito Francisco Simão', em homenagem a mais um servidor público municipal. O conhecido Simão era motorista da municipalidade, tendo atuado na Vigilância Sanitária e no pátio de obras. Uma justa homenagem. A lei nº 6.179 que deu nome ao pátio tem autoria do vereador Maurício Gouvea (PSDB).

AULAS NO MUNICÍPIO

Depois do anúncio da Educação estadual, e a entrevista no Jornal O Regional, a secretária municipal de Educação, Cláudia Cosmo, divulgou um comunicado informando que entre vários itens, e em virtude das exigências da Portaria Federal nº 250 quanto à frequência presencial dos alunos, tendo em vista a aplicação da Prova Brasil entre 08 e 10 de novembro, a partir do dia 3 de novembro haverá o retorno das aulas com 100% dos alunos no presencial.

OUTUBRO ROSA

Atendendo convite da vereadora Taise Braz (PT), na última terça-feira, participaram da sessão a médica ginecologista Tamires Maura Merlim e Camila de Santis Silva, diretora do departamento técnico de saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Catanduva, que explicaram sobre a importância do Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização do câncer de mama e diversas ações que estão sendo realizadas na cidade. Alguns nobres edis compareceram usando uma camisa rosa, em alusão à campanha.

COMIDA

Os membros da Associação Alimentação Forte, atendendo convite do vereador Mauricio Gouvea, também participaram da última sessão ordinária do Legislativo e receberam Moção de Aplausos e Congratulações pelos relevantes serviços à comunidade. A Associação realiza todo mês uma ação solidaria, onde 5% do faturamento dos 23 associados são destinados a uma entidade beneficente de Catanduva.

REABERTURA DO BOSQUE

Ontem, a Prefeitura de Catanduva informou que o Bosque e Zoológico Missina Palmeira Zancaner irá reabrir suas portas, a partir do próximo domingo, dia 17, depois de dois anos fechado. Na informação divulgada, foi citado que ainda abrem na Semana da Criança, mas convenhamos, a abertura poderia ter ocorrido no domingo passado ou no feriado do dia 12. Mas tá valendo...

MAIS PEDÁGIOS

Pode preparar o bolso: em reunião privada com investidores na última quarta-feira, o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), anunciou a instalação de dez novas praças de pedágio no interior do estado. As informações são de Robson Bonin e Laísa Dall’Agnol, publicadas na coluna Radar, da Revista Veja. Segundo a reportagem, as unidades ficarão em rodovias importantes do nordeste e noroeste paulista, abrangendo regiões como Araraquara, Ribeirão Preto, Rio Preto e Araçatuba.

E AÍ PAPITO

Supla foi sondado para ser candidato a deputado federal pelo PT em dobradinha com o pai, Eduardo Suplicy, que sairia a deputado estadual. Lula e Gleisi Hoffmann foram informados sobre a possibilidade. O artista diz que a mãe, Marta Suplicy, gosta da ideia, bem como o pai. Se eleito, será que ele canta Garota de Berlim, na tribuna do Congresso?

A FRASE

“Lute com determinação, abrace a vida com paixão, perca com classe e vença com ousadia, porque o mundo pertence a quem se atreve e a vida é muito para ser insignificante.” (Augusto Branco, escritor e poeta brasileiro)