PENEIRA FINA – 15/09/2021

Coluna – QUARTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 15/09/2021

DIA DO CLIENTE

Hoje, dia 15 de setembro, é comemorado o Dia do Cliente, criado em 2003, no estado do Rio Grande do Sul, pelo empresário gaúcho João Carlos Rego, especialista em Marketing e Recursos Humanos. A data foi criada para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércio e os consumidores. É esperado que o comércio catanduvense realize promoções específicas para o dia de hoje. Bom para o consumidor, e bom para o comerciante.

META FISCAL

A Comissão de Finanças e Orçamentos da Câmara Municipal de Catanduva, composta pelos vereadores Nelson Tozzo (PDT), Taise Braz (PT) e Carlos Alexandre Gordo do Restaurante (PSDB), realizará no próximo dia 29 de setembro, quarta-feira, a partir das 15h, uma audiência pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do Município, relativas ao segundo quadrimestre do exercício de 2021, conforme determina a Lei de Responsabilidade Fiscal.

SEM MORTES

Ontem à tarde, a Prefeitura de Catanduva divulgou o Boletim diário do Coronavírus, onde os dados são contabilizados pela Secretaria da Saúde, com base nas informações apresentadas pelos hospitais e uma excelente notícia. Pelo sexto dia consecutivo, não há notificação de óbitos. A UTI do hospital Emílio Carlos – SUS está com 28% de ocupação, enquanto a UTI do hospital Unimed São Domingos está vazia, com 0% no boletim. No UPA Covid apenas 14% de ocupação. Uma excelente notícia que merece ser divulgada.

DESCLASSIFICADAS

Na última sexta-feira, a Câmara Municipal realizou a abertura de propostas de empresas interessadas em prestar serviço de portaria e fiscal de piso nas dependências do prédio, mas, porém, contudo, entretanto, nenhuma das empresas participantes cumpriu o disposto no edital e na lei, sendo desclassificadas pela Comissão de Licitação. Nos próximos dias, deverá ser feita uma nova licitação na modalidade Carta-Convite, tipo menor preço global.

DEMOCRACIA

E no meio de tantos problemas que o nosso país está passando, hoje também é comemorado o Dia Internacional da Democracia. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas em 2007. No Brasil, a data nacional é comemorada em 25 de outubro. Anotou?

POESIA

No último sábado, foi realizada a final do concurso de poesia 'Em Tempos de Pandemia, Vamos Viralizar Poesia', promovido pela Secretaria da Cultura em parceria com a Secretaria de Educação. O concurso foi dividido em categorias, escolares e geral. No total, 213 poesias foram inscritas. Na categoria Geral A, a primeira colocada foi Ana Clara Giassi Espírito Santo, com a poesia 'Para qualquer pessoa'. Na categoria Geral B, Bruno Afonso dos Santos Pavani, de Palmares Paulista, sagrou-se campeão com a poesia 'Divagações de um ludibriado'. A todos os participantes, parabéns.

RISADINHA

Quem ri por último.... Em um jantar na noite da última segunda-feira, com empresários, o ex-presidente Michel Temer (MDB) foi filmado gargalhando de uma imitação que satirizava o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no episódio da declaração à nação, divulgada no dia 09 de setembro. O emedebista ajudou o chefe do Executivo a escrever a nota pela pacificação entre os Três Poderes.

RAPOSAS

O encontro foi organizado por Temer e realizado no apartamento do investidor Naji Nahas, em São Paulo, e contou com a presença de Gilberto Kassab, presidente nacional do PSD, além de Johnny Saad, presidente do Grupo Bandeirantes e Roberto D´Ávila, jornalista, apresentador e diretor da GloboNews.

NO PTB TÁ OK?

Em meio às confusões políticas, o presidente Jair Bolsonaro tornou secundária a definição do seu futuro partidário. Tentou fundar o Aliança pelo Brasil, retornar ao PP e quase seguiu para o Patriotas com o filho senador. Depois passou a considerar o PTB, sobretudo após receber a informação de que o ex-deputado Roberto Jefferson poderia ceder o comando petebista, incluindo a gestão dos fundos Eleitoral e Partidário. Principal sigla do Centrão, o PP continua à espera da filiação do presidente da República, mas ele não teria o comando do partido.

TERCEIRA VIA

O fracasso das manifestações contra o governo colocou em xeque os institutos de pesquisa: de acordo com o Datafolha, citado por João Doria, 52% dos brasileiros não querem Bolsonaro, nem Lula. Exatamente a turma que não deu as caras nos protestos de domingo.

NÃO ENTENDE

Outro desafio das pesquisas é explicar porque Bolsonaro, na 'zona de rebaixamento' das intenções de voto, atraiu milhões de manifestantes em seu favor, enquanto seus opositores fracassariam cinco dias depois.

A FRASE

“Seja feliz do jeito que você é, não mude sua rotina pelo o que os outros exigem de você, simplesmente viva de acordo com o seu modo de viver.” (Bob Marley, cantor jamaicano, o “pai do reggae”)