PENEIRA FINA – 15/08/2021

Coluna – Domingo

PENEIRA FINA – 15/08/2021

FOGO AMIGO
Na última terça-feira, na sessão da Câmara Municipal, quando todos pensavam que estava quase encerrando, eis que o vereador Maurício Ferreira (PDT) sobe na tribuna Carlos Machado para usar o tempo nas explicações pessoais. O vereador que faz parte da base governista, a conhecida “Tropa Celestial” do prefeito padre Osvaldo, causou surpresa ao criticar o trabalho desenvolvido por alguns departamentos da prefeitura.

SEM RESPOSTA
Ferreira foi levar o caso de um munícipe que teve um terreno transformado em Área de Preservação Permanente (APP) e foi multado por não roçar o mesmo. De acordo com o edil, ele considerou uma grande falta de respeito que a prefeitura fez. O vereador entrou em contato com a Secretaria do Meio Ambiente para saber a solução do caso: afinal o terreno é APP ou não? “Eu mesmo liguei para a secretária do Meio Ambiente, Julia Cassiano Wayego, e ela não sabia me responder, depois de uma semana, para dar uma resposta de uma coisa simples e ainda pediu para procurar o Planejamento”, disse o vereador.

DESANIMADO
Prosseguindo com a “via sacra”, o vereador ao procurar a Secretaria de Planejamento frisou: “aí que eu desanimei mesmo de vez”. Ao ser atendido por um servidor, foi surpreendido com um mapa amarelo, rasgado, remendado com fita adesiva, que seria, talvez, a resposta para o caso. Ledo engano. “Essa é a situação que está, infelizmente, o andamento das coisas na Prefeitura”. Mauricio Ferreira (PDT) declarou sua insatisfação com o serviço prestado pela Prefeitura e a falta de resolução do problema. “Ninguém sabe orientar e olha que eu falei com os secretários. E não reclamo por minha causa, mas sim por causa do povo, da forma como eles estão sendo tratados. Se um vereador foi tratado dessa forma, imagine o munícipe”.

INDICAÇÃO
Na esquina do pecado, as “más línguas” dizem que uma diretora de departamento, indicada por um deputado mui amigo do Rei, moradora de outra cidade da região, tem o costume de não comparecer com afinco ao trabalho, sem causar estrago em sua remuneração. E a mesma já fez parte de uma outra gestão municipal. Agora entrou no radar, para possível averiguação.

EXPLICAÇÃO SOBRE A VACINAÇÃO
O diretor da Secretaria da Saúde, Alexandre Céspedes, entrou em contato com esta coluna para esclarecer sobre as notas publicadas ontem em relação ao não atendimento no horário de vacinação. Segundo o diretor, é uma questão de gerenciamento de doses e frascos. “Se acabou de encerrar um frasco de vacina e surge somente uma pessoa a ser vacinada, necessitaria a abertura de um novo frasco para fazer uma ou duas doses Estamos evitando deixar doses remanescentes, gerando a famosa xepa, porque grande parte a da população já tomou a primeira dose”, explicou Céspedes. Tá registrado!

OMAR SOUBHIA
Na madrugada de ontem, faleceu o empresário Omar Soubhia, 69 anos, sócio-proprietário da empresa Tron Ventiladores. Omar lutava contra uma doença há 14 anos, e estava internado no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Nascido em Urupês, Omar mudou-se para Catanduva ainda criança e fez história na Cidade-Feitiço. Aos familiares, nossas condolências.

A FAVOR
O vereador Maurício Gouvea (PSDB) ao ser questionado sobre uma posição referente a transferência dos atendimentos do Postão da rua Pará, para o UPA, disse ser favorável. “Acredito que neste momento o UPA está ocioso e o serviço do Postão volta ao normal no que era antes. O UPA está praticamente vazio e o município está pagando duas vezes: UPA e Postão e por isso sou a favor”, disse o edil. Registrado!

NOVAS URNAS
A Positivo Tecnologia, que no ano passado venceu licitação do Tribunal Superior Eleitoral para fabricar novas urnas eletrônicas para as eleições do ano que vem, já começa a entregar a produção em novembro. Só para colocar lenha na fogueira, vale destacar que o equipamento já vem com saída para plugar impressora.

DEMITIDO
Um motorista de circular da cidade de Campinas não teve uma boa sexta-feira, 13, pois nesta data ele foi demitido do trabalho. O motivo? Ao voltar para a garagem, o motorista colocou no letreiro do ônibus mensagens como "Palmeiras não tem Mundial" e "Nave Monstro". A demissão do motorista ocorreu depois que a Setransp (Secretaria Municipal de Transportes) e a Emdec (Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas) receberam denúncia. Só não se sabe se foi algum palmeirense que denunciou...

NOVA VARA
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo autorizou na última quarta-feira a instalação de uma Vara da Violência Doméstica em São José do Rio Preto. A previsão é de que a comarca do município vizinho tenha o novo juízo especializado até o fim deste ano. E enquanto isso em Catanduva....

A FRASE
“Saudades de entrar no posto de gasolina e gritar 'completa', porque se fizer isso hoje estouro o cartão e ainda saio devendo.” (José Simão, colunista)