PENEIRA FINA – 14/09/2021

Coluna – TERÇA-FEIRA

PENEIRA FINA – 14/09/2021

TRÊS PROJETOS

Vereadores realizam hoje mais uma sessão ordinária da Câmara Municipal, a partir das 17h30. Na ordem do dia constam três projetos de lei a serem analisados e votados, sendo dois do Executivo.

ASSIDUIDADE

O projeto de lei nº 106/2021, de autoria do prefeito municipal, dá nova redação ao artigo 2º, da lei municipal nº 4.542, de 10 de abril de 2008 e tem por finalidade promover alterações na forma e concessão do Prêmio Assiduidade ao servidor público municipal.

JUVENTUDE

Outro projeto de lei nº 113/2021, também de autoria do prefeito padre Osvaldo de Oliveira Rosa (PSDB), dispõe sobre a Criação do Conselho Municipal da Juventude - Comjuve. órgão colegiado de representação da população jovem, de caráter consultivo, paritário, orientador, fiscalizador e de cooperação governamental no planejamento, formulação e acompanhamento das políticas públicas.

SEGUNDA DISCUSSÃO

Em segunda discussão, apenas um projeto de lei, de autoria do vereador Alan Figueiredo (PP), que dispõe sobre a instituição do 'Programa de Orientação Vocacional' nas escolas públicas municipais de Catanduva. Mas, pode aparecer algum projeto de lei, para ser incluído em regime de urgência (ou de última hora mesmo). Outro detalhe é a solicitação que projetos de lei aprovados em primeira discussão, sejam votados em segunda, em uma nova sessão extraordinária. Esse sistema também é conhecido como “limpa pauta”.

PALESTRA ANIMAL

No próximo dia 30 de setembro, a partir das 18 horas, será realizada na ACE Catanduva, palestra sobre políticas públicas para os animais e combate aos maus-tratos, com os palestrantes Bruno Lima (deputado estadual – PSL), Leonardo Brigagao “Chandelly” (vereador de Votuporanga) e da vereadora catanduvense Ivânia Soldati. Haverá interdição de trecho da rua Alagoas, entre as ruas Brasil e Amazonas. Veterinários, profissionais do setor pet, protetores independentes e demais interessados serão convidados para o evento. Se o leitor (a) tiver interesse em participar deve entrar em contato pelos telefones (17) 99656-8645 ou (17) 3524-9844.

HOMENAGEM

A saudosa colunista social Leni Braga (que também deixou sua marca nas páginas de O Regional) faleceu de uma forma abrupta em novembro do ano passado, e até o momento ainda não recebeu nenhuma justa homenagem do poder público. Algo para se pensar....

ENGRAXOU

Outro dia fizemos o comentário sobre o outdoor de apoio ao governador João Doria (PSDB) e seu vice Rodrigo Garcia (PSDB), onde ambos têm as fotos estampadas e é assinada pelo prefeito padre Osvaldo (PSDB). Pois bem, na semana passada, a placa foi vítima de vandalismo, onde as fotos dos políticos foram alvos de graxa, praticamente escondendo o rosto do governador paulista. Seria isso, uma maneira para demonstrar insatisfação com o governo atual?

CADÊ O DIN DIN

Mas a pergunta da semana passada ainda não foi respondida: quem pagou pela confecção da arte e o período de divulgação do outdoor? Quem?

MALDADE

Pessoas de “coração peludo” ficam destilando veneno, ao informar que teve diretora de departamento chegando cedo no trabalho. Afinal o “chefe” ia fazer uma visitinha... Ohhh maldade!

MALDADE – II

É sério que um totem de distribuição de álcool gel pode virar caso de polícia? Ou motivo de sindicância? Absurdo...

“MOIÔ”

O fracasso das manifestações anti-bolsonaristas do último domingo fez proliferar nas redes sociais memes ironizando a ausência de pessoas nas ruas, estabelecendo comparações com os atos de Sete de Setembro. Um deles recomendava que o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta poderia aparecer na Avenida Paulista, onde a manifestação respeitava o isolamento. A Polícia Militar paulista estimou em 6 mil o total de pessoas que apareceram no ato em Sampa.

BOULOS PRÉ

O PSOL de São Paulo aprovou em Congresso, realizado no último domingo, o nome de Guilherme Boulos como pré-candidato ao governo de São Paulo em 2022. Segundo Boulos, o objetivo agora é tentar a união da esquerda no estado comandado pelo PSDB desde a década de 90. Um dos entraves para o PSOL é o PT, que ensaia a candidatura de Fernando Haddad ao Palácio dos Bandeirantes.

CARTEIRINHA

O deputado Paulo Fiorilo (PT) apresentou projeto de resolução para obrigar parlamentares a exibir comprovante de vacinação para entrar no plenário da Assembleia Legislativa de SP. A medida deve gerar desavença com os bolsonaristas da Casa, que têm criticado o passaporte sanitário.

QUEM É?

Será que hoje, com a volta do “pinga-fogo” na sessão da Câmara Municipal, o vereador Maurício Gouvêa vai dar “nomes aos bois” e revelar quem seria o “Bonecão de Olinda”, que ele tanto citou na sessão passada? Já estou indo pegar a sombrinha colorida para dançar o frevo....

A FRASE

“O amor não se ganha só com um Eu Te Amo, e sim com atitudes, respeito e carinho.” (Clóvis de Barros Filho, advogado, jornalista, escritor e professor)