PENEIRA FINA – 14/01/2022

Coluna – SEXTA-FEIRA

PENEIRA FINA – 14/01/2022

MAIS PROMESSAS

Na reunião, realizada na terça-feira, entre membros do Conselho Municipal de Saúde e técnicos da Secretaria Municipal da Saúde, foi apresentada a promessa da realização de ações para melhorar o atendimento à população, neste momento de aumento de casos de infectados pelo Covid-19 e outras infecções respiratórias. A promessa de terça-feira também já tinha sido mencionada na reunião de segunda-feira com os vereadores: a contratação de seis médicos para atuar nas unidades de saúde que apresentaram maior demanda de atendimento.

TENDA DE ÍNDIO

A Secretaria Municipal de Saúde informou na reunião que foram colocadas tendas para abrigar os pacientes nas unidades de saúde do Nova Catanduva e do Nosso Teto, e também será instalada no posto do Solo Sagrado. A informação causa um certo desconforto não só pela situação (de tendas), mas por saber que a Secretaria da Saúde tem condições de realizar, o que já fez com sucesso no ano passado, causando bom impacto na população: a montagem do Centro Covid, na rua Rio de Janeiro.

ATÉ QUANDO ESPERAR

O que já falamos aqui foi ecoado pelos senhores vereadores na reunião do início da semana. Devemos esperar a explosão de casos, para aí sim começar a tomar medidas mais robustas? A contratação de seis médicos e mais oito técnicos de enfermagem, espalhados pelo sistema de atendimento da saúde municipal, seria praticamente o suficiente para centralizar o atendimento desses novos casos em um só local. Se não querem mais a Estação Cultura, que seja em outro prédio da municipalidade, que possa ser facilmente adaptado para a situação.

RESPEITO

E não vamos cansar de repetir, insistir neste assunto, pois enquanto alguns podem querer fazer política, ou como já dissemos, pomposos discursos técnicos, o munícipe que aguarda de três até oito horas de espera para ter um atendimento médico quer apenas ter a cura para suas dores e doenças.

SOS ANIMAIS

Ontem, em grupos de aplicativos de mensagens, uma das discussões era sobre o trabalho do vereador. Se deveria fiscalizar as obras no município, monitorar os serviços públicos oferecidos aos munícipes ou simplesmente sair resgatando animais pela cidade? O torpedo tinha endereço certo...

CATANDUVA 70%

Não seria diferente. Acompanhando a orientação do governador João Doria (PSDB), ontem o prefeito Padre Osvaldo (PSDB) publicou novo decreto, nº 8.270/2022, que determina a redução de 100% para 70% da capacidade de público em eventos, como shows e festas. A medida leva em conta o cenário epidemiológico, na tentativa de conter aglomeração.

TROCA TROCA

Na coluna de ontem, abordamos as exonerações ocorridas na Câmara Municipal e ainda citamos que até no meio da tarde ainda não haviam sido publicadas novas portarias sobre o assunto. E não é que no final da tarde de ontem foram publicadas no Diário Oficial as aguardadas novas portarias, demonstrando uma dança das cadeiras do Legislativo. A portaria nº 007 nomeia Tamires Regina Estruzani (que faz parte do grupo do vereador Maurício Ferreira), para o cargo de Assessor Legislativo de Documentação e Informação, antes ocupado por João Alberto Caparroz, que agora foi nomeado Assistente Legislativo, pela portaria nº 008. O cargo era ocupado anteriormente por Tamires.

CANETADAS

E dá-lhe mais exonerações e nomeações na Casa de Leis. A portaria nº 009 exonera Mariana Gabriele Fernandes do cargo de Assistente Legislativo, enquanto a portaria nº 010 nomeia Gabriela Nocera Pereira de Moraes para o cargo de Assistente Legislativo. Estamos de olho!

DAS ÍNDIAS

A GCM - Guarda Civil Municipal, por meio da Patrulha Ambiental e a vereadora e veterinária Ivânia Soldatti, resgataram 87 porquinhos-da-índia, que viviam em espaço insalubre, no fundo de um estabelecimento, no centro de Catanduva. O problema foi denunciado por vizinhos do local. Afinal, o ambiente devia estar “emporcalhado”...

TERCEIRA DOSE

O assessor de Gabinete do Executivo, Caio Fordiani, tomou ontem a terceira dose da vacina contra a Covid-19, na Secretaria da Saúde, na rua Pará, e fez questão de divulgar nas redes sociais, com a gravação de um vídeo. Caio foi acompanhado do prefeito Padre Osvaldo (PSDB), que também esticou o bracinho para receber a terceira dose. Ambos tomaram a Pfizer. Hoje, no gabinete, vão trocar o suco de maracujá por chazinho e dipirona.

BOLSONARO EM RIO PRETO

Deu no Diário da Região: “O presidente Jair Bolsonaro (PL) deve desembarcar em Rio Preto no dia 11 de fevereiro, uma sexta-feira, para participar da inauguração da obra de duplicação da BR-153. O Diário apurou que bolsonaristas querem realizar uma motociata pelo trecho da rodovia, que teve 17,8 quilômetros duplicados no trecho urbano do município. O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, também já reservou a data em sua pré-agenda oficial. O ajuste no dia da inauguração foi realizado para garantir a presença de Bolsonaro no evento.” Será que Padre Osvaldo vai comparecer, na garupa de alguém? Ou aproveita e faz a benção das motos?

A FRASE

“Quanto mais popularidade o governo tiver, mais paciência e diálogo deve ter. E popularidade vai e vem. Popularidade é uma coisa. Voto é outra coisa.” (Eduardo Campos (1965-2014) foi um político brasileiro, falecido em acidente de avião. Ex-Governador de Pernambuco e pré-candidato à Presidência da República.)