PENEIRA FINA – 11/09/2021

Coluna – SÁBADO

PENEIRA FINA – 11/09/2021

20 ANOS

Hoje, dia 11 de setembro, uma data triste e histórica, afinal já se foram 20 anos do atentado às Torres Gêmeas do complexo empresarial do World Trade Center, em Nova York, quando dois aviões foram jogados contra os edifícios, causando milhares de mortes. Os ataques terroristas foram coordenados pela organização fundamentalista islâmica Al Quaeda. E fica a pergunta: aonde você estava naquela manhã de 11 de setembro de 2001?

MAIS UM

Leitora entrou em contato com a coluna para comentar a manchete do jornal O Regional de ontem: “Um em cada três catanduvenses está com as contas no vermelho”. Na matéria, foi dado conhecimento de dados do Serasa Experian, mostrando que cerca de 41 mil catanduvenses estão com dívidas. Segundo a leitora amiga, ela considera que o correto seria que três em cada três catanduvenses estão com algum tipo de dívida. Será?

PRORROGAÇÃO

A Prefeitura de Catanduva publicou um decreto no Diário Oficial prorrogando por mais dois anos o prazo de validade do Processo Seletivo Interno nº 01/2019, para preenchimento da função de “Função Gratificada de Atendimento ao Cidadão – FGAC”.

LIXO ELETRÔNICO - I

Quantas vezes, você quis se livrar de um lixo eletrônico ou de um eletrodoméstico velho e não sabia como? Até pensou em jogar no rio... Para sanar esse problema, a Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura de Catanduva iniciou mais uma edição do Mutirão do Lixo Eletrônico. A iniciativa busca reduzir o descarte incorreto desses materiais, além de fazer a destinação adequada.

LIXO ELETRÔNICO - II

Desde ontem, até a próxima terça-feira, dia 14, os moradores podem reunir refrigeradores, máquinas de lavar, micro-ondas, computadores, impressoras, telefones celulares, mouses, scanners, webcams, tablets, drones e cartuchos de tinta, para enviar para os pontos de entrega. A entrega pode ser realizada na Secretaria de Meio Ambiente (no Recinto de Exposições) ou na sede da Cooperativa Recicla Catanduva, que fica na rua São Paulo, 888.

AGENDA CHEIA

O vice-governador e pré-candidato ao governo de SP, Rodrigo Garcia (PSDB), está desde ontem na região. Na sexta-feira, cumpriu compromissos em Rio Preto. Hoje de manhã estará em José Bonifácio e Monte Alto. No início da tarde, vai até Ariranha, para inaugurar o Centro de Convivência do Idoso. São compromissos de “campanha”, ops, corrigindo, compromissos governamentais...

PRÉVIAS

E por falar em pré-candidatura ao Governo do Estado, a Executiva estadual do PSDB de São Paulo estabeleceu o dia 20 de setembro como data limite para inscrição na prévia para definir o candidato do partido ao governo de São Paulo. Na prática, este dia é visto internamente como o prazo fatal para sacramentar a saída do ex-governador Geraldo Alckmin da legenda. Nada indica que Alckmin vá apresentar seu nome até a data-limite, o que seria um forte indicativo de que está de partida, provavelmente para o PSD.

BOLSA DO POVO

Bolsas federais e agora bolsas estaduais, mais uma tática para futuras campanhas. O Governo de São Paulo vai pagar uma bolsa de R$ 1.000, em duas parcelas, para 100 mil empreendedores paulistas que se formalizarem e participarem de um curso de formação. O programa, chamado Bolsa do Povo Empreendedor, recebe inscrições até o dia 19 deste mês. Os cursos de qualificação, com carga horária de 10 a 20 horas, são oferecidos em parceria com o Sebrae, em atividades que podem ser acompanhadas virtual ou presencialmente. A instituição disponibilizou 1.500 salas de aula no estado.

INCENDIÁRIOS

Leitor de Peneira Fina entrando em contato com a coluna para reclamar das queimadas e solicitar o empenho das Polícias Civil e Militar para descobrirem os autores dos incêndios criminosos que “sufocaram” toda a região durante a semana. E em pleno inverno, estamos vivenciando esse calor com altas temperaturas. Aonde vamos parar?

CONFIANÇA CEGA

O senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ), filho do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), pediu a seus seguidores nas redes sociais que "confiem no capitão", após recuo de seu pai nas críticas que fez ao STF (Supremo Tribunal Federal). "Ele sabe o que está fazendo e é para o bem do Brasil!", escreveu Flávio em post nas redes sociais. Só faltou escrever: não abandonem meu papai...

ROTATÓRIA

O vereador Gleison Begalli (PDT) elaborou um requerimento ao prefeito padre Osvaldo, junto a Secretaria de Trânsito e Transportes Urbanos (STU), para que seja avaliado o entroncamento das ruas Caarapó, Joaquim Estevão, Nova Odessa, rua Salles e rua Espírito Santo, no Residencial Lunardelli, no sentido de realizarem estudos para construção de uma rotatória e revitalização da sinalização no mesmo. Moradores levaram inúmeras reclamações de acidentes que ocorrem no local e solicitaram ao poder público uma solução para o problema.

A FRASE

“Sábado é sempre sábado, igual em Paris, Porto Alegre ou Cingapura. Sempre no ar aquela expectativa — pizza, cinema ou beijo, não importa — de uma gota de mel para o domingo.” (Caio Fernando Abreu, jornalista e escritor)